É preciso traçar cenários para diferentes situações

30/10/2015

O que uma pequena empresa pode ter em comum com gigantes mundiais como Google e Facebook? O ex­-dirigente de ambas para a América Latina, Alexandre Hohagen, aproveitou a Maratona PME para responder esta questão. Segundo ele, a decisão de repensar os propósitos de vida e deixar uma companhia de sucesso global no auge da carreira o levou a se dedicar a contatos com empreendedores, pequenos empresários e estudantes para conseguir traçar um paralelo entre o que se vê em líderes inovadoras e o que pode ser aplicado nas pequenas.

Hohagen partiu de sua história pessoal para lembrar a importância de saber qual é o momento para mudanças e encontrar um propósito a partir de um exercício simples -­ avaliar até que ponto o que é feito agrega valor e vai ajudar no futuro. "Sempre sonhei em criar um projeto de impacto", diz. Um deles é plataforma de gestão gratuita Market Up, voltada a pequenas e médias empresas, em parceria com outros pesos-­pesados da indústria. Outro é compartilhar informações com as PMEs sobre aprendizados aplicáveis na prática.

Entre eles está a importância do estabelecimento de processos. Outro é a gestão de pessoas. "No Google, não tem nada mais importante. Para ser contratado, fiz 22 entrevistas." Além do processo de contratação, a definição de metas claras para cada contratado permite estabelecer seu papel nas metas da companhia e dá oportunidade de oferecer liberdade de ação. "Tínhamos gente jogando ping-­pong de dia, porque tinha ficado até tarde finalizando um projeto."

As crises institucionais e de negócios envolvendo o Orkut exemplificam outro aprendizado -­ a necessidade de construir cenários para qualquer situação e enfrentar a zona de conforto. A rede social agregou 40 milhões de usuários no Brasil, mas como não conseguiu avançar para o resto do globo acabou se ressentindo da falta de investimentos em desenvolvimento de filtros contra conteúdo impróprio e caiu na mira do Ministério Público, do governo e do Senado. Além disso, demorou para reagir e barrar o aplicativo construído por um concorrente incipiente, o Facebook, para migração de dados. "Quando conseguimos já era tarde. Não olhávamos a concorrência e estávamos em zona de conforto", lembra.

O crescimento do concorrente o atraiu. Mesmo com o Google empregando a força de seus produtos para lançar uma rede própria, Google+ -­ o que pode ser mais um aprendizado para qualquer empresa ­- o criação de metodologia para criar produtos com base no que ouvia dos usuários levou o Facebook ao topo do mercado. "Tudo era feito com base em feedback. O risco maior é o que vem de dentro, não de fora."

Outro momento desafiador, o IPO da companhia em 2012, provocou mais uma transformação. Apesar de aguardado, o lançamento dos papéis foi um fracasso depois de um analista observar que a plataforma ainda estava despreparada para o mundo móvel. "Foi uma transformação radical. Durante muito tempo, qualquer apresentação tinha de começar mostrando como o tema se ajustava à meta de tornar a companhia móvel."

Hohagen também listou suas principais recomendações para as PMEs que queiram buscar o paralelo com as gigantes: pensar grande e não subestimar a importância de processos, preparação, contratação e estratégia? estabelecer seus propósitos individuais e da empresa? ter foco nas pessoas, para que elas exerçam seu papel no crescimento da empresa? identificar e eliminar zonas de conforto? preparar cenários para momentos de crescimento e desafio? ouvir consumidores e ser rápido em aplicar mudanças? e nunca subestimar a concorrência. "Cuide bastante para que seu produto sempre seja relevante.

 

Site: Valor Econômico
Data: 30/10/2015
Hora: 05h
Seção: Tecnologia
Autor: Martha Funke
Link: http://www.valor.com.br/empresas/4293670/e-preciso-tracar-cenarios-para-diferentes-situacoes