Estudo realizado pela IDC Brasil mostra que o mercado brasileiro de servidores registrou queda de 17% em receita no segundo trimestre de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Apesar da retração no faturamento, a consultoria estima que o mercado nacional presenciou um crescimento de 2% em volume de vendas no mesmo período.
“O desempenho foi impactado pelos problemas econômicos e políticos que o país vem enfrentando desde o fim do ano passado. Isso, aliado à alta do dólar, fez com que os investimentos das empresas recuassem por receio de todas as incertezas no cenário brasileiro”, julga Luis Altamirano, analista de pesquisas da IDC Brasil.
O especialista afirma que o período, de abril a junho, foi marcado por poucos negócios fechados. Segundo o analista, houve apenas uma grande movimentação, com mais de dois mil servidores comercializados. "Se a venda não acontecesse, certamente o mercado teria queda em volume de vendas também", completa.
De acordo com a empresa que mede o setor no País, no primeiro trimestre de 2015, o mercado nacional de servidores amargou quedas de 12% em receita e 5% em volume de vendas.
Projeção
Para o restante do ano, a consultoria projeta que o mercado começará a dar sinais de melhora. A previsão se baseia em editais para aquisição de máquinas por parte do Governo Federal.
Ainda assim, em 2015, a expectativa da consultoria é de queda de 22% de receita e de 7% em volume de vendas. Já para 2016, a IDC Brasil projeta alta de 2% na receita e, em unidades, o mercado deve se manter estável.
Site: Computerworld
Data: 03/11/2015
Hora: 16h59
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/receitas-com-servidores-caem-17-no-brasil-no-segundo-trimestre-de-2015