As redes sociais hoje são ferramentas indispensáveis para qualquer negócio, de qualquer segmento, seja para promover a marca, atender clientes ou mesmo vender. Mas estar lá não é suficiente. É preciso saber utilizar essas ferramentas e otimizá-las para seus objetivos. Estratégias mal traçadas podem criar problemas que vão desde a perda de tempo com ações que não geram resultados até crises de imagem que podem comprometer permanentemente sua marca.
Abaixo, elencamos algumas dicas que podem ser bastantes úteis para você traçar uma boa estratégia de ação nas mídias sociais. Confira:
Entenda o público
Não tente replicar em todas as redes sociais a mesma estratégia. Não vai dar certo. Hoje existe uma grande diversidade de redes e cada uma tem absorvido seus nichos. No quesito faixa etária, por exemplo, isso é muito claro. Dados recentes mostram que o Twitter, embora tenha perdido força no panorama geral, tem se fortalecido junto ao público com mais de 30 anos. Então, de repente, uma estratégia focada para essa faixa etária pode ter mais sucesso por lá do que no Instagram.
Produza bom conteúdo
Quantidade até importa. Mas a prioridade mesmo é a qualidade do que você produz. De nada vai adiantar ter 1 milhão de postagens se todas elas forem de péssima qualidade e não gerarem alcance nem engajamento. Portanto, produza bem! Um post bem elaborado pode gerar mais likes, comentários, compartilhamentos e visualizações do que toda uma semana de postagens mal feitas.
Domine as ferramentas
Gerenciar várias redes sociais ao mesmo tempo pode ser complicado. Por isso, é importante buscar ferramentas que facilitem seu trabalho. O Hootsuite, por exemplo, permite que você administre várias contas, de diferentes serviços, em um único lugar. Recentemente, ela adicionou suporte ao Instagram também, algo raro ainda entre seus concorrentes. A ferramenta tem uma versão gratuita, que é limitada, mas atende necessidades mais básicas. Na versão paga, os recursos são ilimitados.
Adapte-se ao mobile
Em 2014, os dispositivos móveis — smartphones, tablets, relógios inteligentes e afins — tornaram-se os principais meios utilizados para acessar internet no mundo. Os computadores, antigos líderes absolutos de acesso, perderam espaço. É mais provável que o seu cliente — ou possível cliente — confira uma postagem através do celular do que no computador. Afinal de contas, todos estão em movimento e poucos ainda param para analisar conteúdos sentando em frente ao computador. Portanto, adapte-se ao mobile! Produza conteúdos que possam ser visualizados com qualidade no celular, sempre.
Site: Administradores
Data: 12/11/2015
Hora: 17h49
Seção: ------
Autor: ------
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/4-dicas-para-usar-as-redes-sociais-a-favor-da-sua-empresa/106623/