O Start-Up Rio 2015 – Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital – recebe, até a próxima quinta-feira (19), inscrições de projetos empreendedores em tecnologia digital para participarem da segunda turma do programa. O prazo para submissão de propostas on-line sofreu prorrogação e os projetos serão aceitos, impreterivelmente, até a data estabelecida.
O programa, que é desenvolvido pela parceria entre a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é voltado a incentivar a transformação de ideias na área de tecnologia digital em produtos inovadores, e que estes possam vir a se tornar empresas nascentes de base tecnológica (start-ups),especificamente em três áreas: Serviços de Internet, Tecnologias Sustentáveis e Mídias Digitais. Visa também transformar o estado do Rio de Janeiro em um ambiente propício e atrativo para o desenvolvimento do empreendedorismo digital.
Divido em três fases, o Start-Up Rio contará com um total de 5 milhões de recursos e selecionará 60 propostas em sua primeira etapa. Os primeiros escolhidos poderão ocupar o espaço de co-working, onde receberão treinamento, consultoria e participarão de atividades de técnicas de gestão, nivelamento, validação da ideia e construção de plano de negócios e contarão com supervisão individual pela equipe gestora do programa.
Serão financiadas despesas de capital, como a aquisição de materiais permanentes e de equipamentos; e despesas de custeio, entre as quais se incluem serviços de terceiros; diárias e passagens, desde que essenciais à execução do projeto; material de consumo, componentes ou peças de reposição de equipamentos; e despesas de importação (até o limite máximo de 20% do valor do bem importado). Cada um dos projetos poderá solicitar recursos de até R$ 60 mil.
A divulgação dos resultados preliminares dos inscritos está prevista para 21/12/2015 e o início das atividades da Turma 2016 para 15/02/2016.
Mais informações estão disponíveis no site do Start-Up Rio e clique aqui para ter acesso ao edital completo do programa.