Todos nós já sabemos que as empresas brasileiras estão enfrentando uma série de desafios econômicos e que o varejo tem sido um dos setores mais afetados. Com a queda das vendas, a falta de confiança na economia e a perspectiva de piora, as empresas estão contratando cada vez menos e reduzindo investimentos.
Números da Pesquisa Mensal do Comércio, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) mostram que o varejo teve uma queda de 5,6% de vendas no acumulado do ano em comparação ao mesmo período do ano passado. As estimativas da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) também são desanimadoras: em dezembro o volume de vendas do varejo, excluindo o setor automotivo e o de materiais de construção, deve diminuir 4,1% em relação ao mesmo mês de 2014.
No entanto, como se diz por aí, é na crise que novas oportunidade aparecem. Será que então não é hora do varejo repensar a estratégia e aumentar a produtividade investindo em soluções tecnológicas? É fato que em momentos econômicos delicados as empresas só poderão melhorar seus resultados se fizerem mais gastando menos, e este é o grande desafio para os revendedores. Eles precisam mostrar para os usuários que a implementação de novas tecnologias automatiza os negócios, melhora os processos, a produtividade e aumenta o foco nas transações de vendas e nos serviços ao consumidor.
Entender bem o mercado para o qual se quer vender é a estratégia mais eficaz para convencer os usuários. Torne-se um especialista em mercados verticais, entenda exatamente quais são as necessidades das empresas e quais são as melhores soluções para cada uma delas. O revendedor que fizer isto vai perceber que, apesar da crise, existe uma demanda por soluções em códigos de barras entre os pequenos e médios varejistas, que buscam melhorar a produtividade. As oportunidades para novos negócios estão em todos os lugares, do balcão da frente aos fundos da loja: são impressoras fiscais, soluções móveis, automação da força de vendas, entrega e distribuição.
Também há muitas oportunidades para Pontos de Vendas (PDV), cujos sistemas estão migrando para a Nuvem. As empresas estão desenvolvendo soluções em PDV para a emissão de faturas eletrônicas para pequenos e médios varejistas, que são obrigados por lei a ter impressoras ficais.
Agora é hora de agir: os revendedores precisam criar as oportunidades e mostrar para as empresas a necessidade de adotar novas soluções tecnológicas para continuarem competitivas e sobreviverem durante a crise. Em tempos de dificuldade, aqueles que tiverem uma visão além do senso comum, farão melhores negócios e irão colher os benefícios a curto prazo.
Marcelo Hirsch é vice-presidente de vendas da ScanSource para América Latina.
Site: Administardores
Data: 16/11/2015
Hora: 16h52
Seção: ------
Autor: Marcelo Hirsch
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/e-hora-de-repensar-a-crise-e-buscar-novas-oportunidades/106689/