Praticamente todos os líderes de tecnologia (90%) são, ao menos eventualmente, ignorados pelos usuários em relação às decisões de tecnologia. Esta é uma das descobertas de um estudo realizado pelo grupo Logicalis junto a mais de 400 CIOs ao redor do mundo. O levantamento identificou que os líderes de TI estão sob forte pressão do fenômeno conhecido como Shadow IT.
Por outro lado as áreas do negócio vêm ganhando relevância nas decisões da TI, o que vem exigindo dos CIOs um movimento para alinhar estratégias de modo a melhor atender às necessidades dos colegas de áreas do negócio. Além disso, um número crescente deles (42%) está adotando um novo modelo de fornecimento interno de serviços, em uma tentativa de se manter relevante para os usuários.Segundo o Global CIO Survey 2015, quase um terço (31%) dos entrevistados apontou que são frequentemente ignorados quando se trata de tomar decisões relacionadas a compras de tecnologia, enquanto dois terços (66%) desses executivos detêm o poder em relação aos investimentos.
A Logicalis acredita que os resultados sugerem que os CIOs chegaram a um ponto crucial. “Eles estão tentando manter o controle geral dos gastos de TI, mas o poder dos colegas das áreas do negócio na tomada de decisão deve crescer e apresentar desafios cada vez mais complexos para o CIO”, afirma a provedora.
Na visão da companhia, esse movimento traz implicações críticas para governança e segurança. Porém, as possibilidades tecnológicas que estão à disposição podem alavancar os negócios e não podem simplesmente serem relevadas.
Transformação em curso
O estudo sugere que os líderes de TI estão buscando formas de retomar o controle da tecnologia – não ao emilinar a Shadow IT, mas abrançando-a. “Os CIOs estão buscando transformar o departamento de TI em um fornecedor interno de serviços – organizações mais enxutas gerenciando portfólio de serviços, não tecnologia, e capazes de responder rapidamente às demandas das áreas do negócio”, aponta o relatório.
Com a mudança, esses executivos tentam se libertar das tarefas operacionais diárias, com 38% deles gastando, pelo menos, 50% do tempo em atividades estratégicas. Expressivamente, CIOs de todo o mundo estão gastando quase metade do tempo (42%) em atividades consistentes com o desenvolvimento e a entrega do modelo de fornecimento interno de serviços – ‘engajamento com áreas do negócio’ e ‘definição e fornecimento de novos serviços de TI’.
O aumento no foco do fornecimento de serviços também se reflete nas respostas dos CIOs sobre o equilíbrio das atividades do departamento de TI, que sugere um equilíbrio 50/50 entre gestão de tecnologia e entrega de um portfólio de serviços. De fato, cerca de metade dos CIOs entrevistados (47%) relatou que ao menos 30% da TI vem de fornecedores externos.
Site: Computerworld
Data: 18/11/2015
Hora: 19h07
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/90-dos-cios-se-sentem-ignorados-em-relacao-decisoes-de-ti