A Google pode estar atrás dos seus dois maiores rivais na nuvem pública, hoje, mas Urs Hölzle, vice-presidente sênior do segmento de tecnologia para infraestrutura, crê que as receitas com o negócio de cloud do Google vão ultrapassar as receitas com o negócio de publicidade em cinco anos.
"A nuvem vai vir a ser um grande negócio", disse ele durante uma entrevista no palco na conferência Structure, realizada nesta quarta-feita em São Francisco.
Questionado sobre o que diria para as empresas ainda céticas quanto o uso dos serviços de nuvem da Google, Hölzle apontou para longo histórico da empresa na prestação de serviços empresariais através de sua suíte de aplicativos de produtividade, e através do Google Search Appliance, vendido para empresas desde 2002.
Embora hoje as empresas não pensem primeiro no Google para as suas aplicações em nuvem, Hölzle acredita que isso vá mudar, principalmente após os próximos anúncios que a empresa pretende nessa área.
Será?
O Google não tem feito movimentos semelhantes aos de seus concorrentes em relação à expansão da presença física. A empresa tem um relativamente pouca disponibilidade. Está presente em quatro regiões, em comparação com 20 da Microsoft Azure e 11 da Amazon Web Services.
Em compensação, uma vantagem para o Google é que a empresa tem investido em tecnologias Hyperscale para seus próprios serviços de consumo (aqueles que são monetizados por anúncios) e os avanços obtidos nesse campo são extensivos às ofertas de cloud. Mas Amazon e Microsoft já começaram a investir em seus sistemas também.
Agora, o Google está tentando atrair novos clientes competindo em preço. Os comentários de Hölzle aconteceram no mesmo dia em que a empresa anunciou um novo recurso que permite aos desenvolvedores configurar suas próprias instâncias de computação, de modo a não pagarem para obter mais poder de processamento e memória que o necessário para suas aplicações.
Quais serão as cartas que o Google tem na manga para conquistar uma fatia maior de mercado?
Site: Computerworld
Data: 19/11/2015
Hora: 17h36
Seção: Cloud Computing
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/google-afirma-que-receitas-de-cloud-superarao-o-de-anuncios-em-cinco-anos