Praticamente todos os líderes de tecnologia (90%) são, ao menos eventualmente, ignorados pelos usuários em relação às decisões de tecnologia, revela um estudo realizado pelo grupo Logicalis junto a mais de 400 CIOs ao redor do mundo.
A pesquisa mostra ainda que as áreas do negócio vêm ganhando relevância nas decisões da TI, o que vem exigindo dos CIOs um movimento para alinhar estratégias de modo a melhor atender às necessidades dos colegas de áreas do negócio. Além disso, um número crescente deles (42%) está adotando um novo modelo de fornecimento interno de serviços, em uma tentativa de se manter relevante para os usuários.
Segundo o Global CIO Survey 2015, quase um terço (31%) dos entrevistados apontou que são frequentemente ignorados quando se trata de tomar decisões relacionadas a compras de tecnologia, enquanto dois terços (66%) desses executivos detêm o poder em relação aos investimentos. A Logicalis acredita que os resultados sugerem que os CIOs chegaram a um ponto crucial.
“Eles estão tentando manter o controle geral dos gastos de TI, mas o poder dos colegas das áreas do negócio na tomada de decisão deve crescer e apresentar desafios cada vez mais complexos para o CIO”, afirma a provedora. O levantamento sugere que esse movimento traz implicações críticas para governança e segurança. Porém, as possibilidades tecnológicas que estão à disposição podem alavancar os negócios e não podem simplesmente serem relevadas.
De acordo com a pesquisa, os os líderes de TI estão buscando formas de retomar o controle da tecnologia. “Os CIOs estão buscando transformar o departamento de TI em um fornecedor interno de serviços – organizações mais enxutas gerenciando portfólio de serviços, não tecnologia, e capazes de responder rapidamente às demandas das áreas do negócio”, aponta o relatório.
Com a mudança, esses executivos tentam se libertar das tarefas operacionais diárias, com 38% deles gastando, pelo menos, 50% do tempo em atividades estratégicas. Expressivamente, CIOs de todo o mundo estão gastando quase metade do tempo (42%) em atividades consistentes com o desenvolvimento e a entrega do modelo de fornecimento interno de serviços – ‘engajamento com áreas do negócio’ e ‘definição e fornecimento de novos serviços de TI’.
Site: Convergência Digital
Data: 19/11/2015
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Seção: Carreira
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Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=41179&sid=46#.VlJc5XarTIU