As tendências que irão mudar o ambiente de trabalho no futuro vão muito além das fronteiras entre a vida pessoal e o trabalho. Essa é uma conclusão de um estudo que avalia a chegada dos Millennials ao mercado realizado pela CompTIA. O levantamento da associação da indústria de TI sem fins lucrativos identificou que maior ênfase no engajamento nas mídias sociais e fortes conhecimentos sobre tecnologia são alguns dos direcionamentos que irão reinar no futuro.
“Como os Baby Boomers (nascidos antes de 1965) e a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980), os Millennials (nascidos entre 1980 e 2000) têm fortes preferências e prioridades sobre como eles acham que o local de trabalho deve ser”, revela um documento, apontando que essas preferências tendem a se tornar uma norma com o passar do tempo.
Os profissionais mais jovens, que cresceram em uma época em que a flexibilidade é um padrão esperada para estender aos seus acordos de trabalho, querem atuar em empresas que oferecem uma opção de trabalho remoto, mesmo que isso signifique aceitar um salário mais baixo. Quem não oferecer isso será visto como antiquado.
Em todos os grupos etários, a maioria dos trabalhadores querem um arranjo que apresente alguns dias no escritório e alguns dias em casa, com um maior número de dias no escritório. “A colaboração, a conexão e a criatividade que resulta da interação face a face com colegas de trabalho continua a ser importante para os trabalhadores, independentemente da idade”, constata a pesquisa.
Além disso, empregados em seus 20 e 30 anos são muito mais propensos a usar a mídia social, como o Facebook, para fins de trabalho - cerca de três em cada 10 dentro de cada faixa etária. Em contrapartida, menos de 20% dos Baby Boomers usam a rede social criada por Mark Zuckerberg para fins de trabalho e 25% não usam a ferramenta como um todo, para trabalho ou uso pessoal.
Além das fronteiras entre trabalho e vida pessoal - as informações que estão sendo compartilhadas por meio dos canais de mídias sociais - são motivo de preocupação entre as empresas e reconhecidas como um problema em potencial pelos próprios funcionários. “A maioria dos trabalhadores em todos os grupos etários (64%) acredita que a mídia social gera impactos negativo na produtividade no trabalho”, revela a CompTIA.
Com base nisso, o relatório do estudo aconselha que as organizações considerarem seriamente a construção de uma política em torno das mídias sociais para definir comportamentos apropriados e minimizar o risco de dados sensíveis serem compartilhados.
Entretanto, isso pode ser complicado no local de trabalho do futuro. “Os trabalhadores mais jovens enxergam uma maior ligação entre as mídias sociais e seu trabalho, e sentem que suas habilidades com as mídias sociais são um elemento importante do conjunto de habilidades que eles trazem para os seus empregos”, indica.
Status
Três quartos dos Millennials dizem que o uso da tecnologia em uma empresa é fator importante na escolha de um emprego, em comparação com pouco mais da metade dos Baby Boomers. “À medida que o mundo se torna mais digital, as empresas com a melhor tecnologia estarão em melhor posição para competir e contratar trabalhadores mais jovens”, reforça o relatório.
Quando se trata de nível de conforto e capacidade de usar tecnologia 70% dos Millennials se rotulam como "vanguarda" ou "nível superior". Para os trabalhadores da Geração X, o valor correspondente é de 55% e para os Baby Boomers é de 30%.
O levantamento da CompTIA revela que o e-mail continua a ser a forma mais dominante de comunicação no local de trabalho, mas novas formas de comunicação, como o Skype e mensagens instantâneas estão reivindicando uma parcela cada vez maior, especialmente entre os trabalhadores com idade inferior a 50 anos.
Quando surgem problemas de suporte de tecnologia no local de trabalho os trabalhadores mais jovens são mais propensos a recorrer a mensagens instantâneas, vídeo chat e o uso de aplicativos mobile para resolução. Eles também estão abertos para o uso das mídias sociais para suporte de TI relacionados à reparação, manutenção e solução de problemas de dispositivos e aplicativos.
A análise da associação sobre o futuro do ambiente de trabalho baseou-se em duas pesquisas online realizadas separadamente. A primeira ouviu 700 profissionais de negócio; enquanto a segunda considerou respostas de 1.010 adolescentes e jovens adultos entre as idades de 13 e 24 anos. Ambas foram realizadas em setembro de 2015.
Site: Computerworld
Data: 24/11/2015
Hora: 15h57
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/millennials-ja-mudam-dinamica-e-influenciam-ambiente-corporativo