No mercado cada vez mais escasso de oportunidades, é preciso se diferenciar. E o caminho para você se tornar único, se destacar diante de tanta concorrência, é construir uma “marca pessoal”, a chamada “personal branding”.
Para o especialista de vendas, José Ricardo Noronha, a estratégia de criação de uma marca pessoal passa pelo pleno entendimento das suas grandes competências, dos talentos, dons e das características singulares que o diferenciam da multidão. O especialista lista seis passos para construir esse processo. Saiba quais são eles:
1) Identifique os seus pontos fortes e trabalhe com inteligência para maximizá-los. “É um grande desperdício de tempo focar em seus pontos fracos, pois eles nunca se transformarão nos diferenciais competitivos que o tornarão único no mercado". Caso você ainda não tenha identificado seus pontos fortes, peça feedback aos seus colegas, líderes e familiares sobre as competências únicas que eles enxergam em você.
2) Conecte os talentos e dons à sua “marca pessoal”. Suas principais características precisam estar expostas nas principais redes sociais e nos mais importantes serviços de busca.“Faça uma pesquisa aprofundada na Internet para ver se as mensagens e atributos conectados à sua imagem estão de acordo com os seus objetivos de construção da sua marca, que deve ser absolutamente única e memorável.”
3) Tenha consistência. “As mensagens transmitidas por você precisam ser consistentes e aderentes às suas crenças, princípios e valores.”
4) Tenha autenticidade. “Seja sempre você mesmo. Não crie uma imagem que não retrate exatamente quem você é.”
5) Use o poder de influência. “Saiba influenciar de forma positiva a vida das pessoas que conhece e use o seu networking com inteligência. Mas cuidado: seja sempre interessante, sem ser interesseiro.”
6) Exponha-se! “Torne a sua marca conhecida ao participar de forma ativa de eventos, congressos, blogs... Isso dará mais força a você e pode abrir portas inimagináveis.”
Site: Convergência Digital
Data: 03/12/2015
Hora: ------
Seção: Carreira
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=41292&sid=46#.VmDje7iDGko