Um estudo realizado pela consultoria The Boston Consulting Group (BCG), que incluiu entrevistas com 2,5 mil internautas, sugere que o comércio eletrônico no Brasil tem uma influência muito maior que o volume de vendas que o segmento alcança - movimentou US$ 16 bilhões em 2014, respondendo por 4% do varejo no país. Mas mais da metade das vendas do varejo físico envolveram lojas virtuais no processo.
A pesquisa do BCG mostra que existem no país 106 milhões de consumidores com acesso à internet, ou pouco mais de 50% da população. Nesse universo, 72% dos consumidores descobrem produtos navegando na internet. E 61% dos consumidores pesquisam informações sobre produtos e preços em sites de comércio eletrônico antes de ir às compras. Entre os internautas, 30% fazem compras pela internet e 70% usam sites e redes sociais para avaliar produtos e o atendimento das varejistas após a compra.
"O varejo on-line acaba tendo uma influência muito maior do que o resultado de vendas em si. Mas é preciso que os sites de comércio eletrônico retirem barreiras ligadas a pagamento eletrônico e distribuição para que esse percentual de vendas online aumente", afirmou Silvia Sonneveld, sócia do BCG.
A consultoria estima que, até 2019, cerca de 69% da população terá acesso à rede mundial de computadores. "A expectativa é que, dentro de cinco anos, o peso do comércio eletrônico seja bem maior e as lojas físicas passem a funcionar mais como um showroom, apenas para experiência com produtos", diz Silvia.
Essa mudança, no entanto, vai acontecer de forma diferente em cada setor. A consultoria estima que em segmentos como eletroeletrônicos, moda e acessórios, saúde e beleza e eletrodomésticos, que já são as categorias mais vendidas na internet, a migração de vendas para o comércio eletrônico se dê de forma mais rápida do que em outras categorias.
Silvia também vê um potencial maior de substituição do varejo físico pelo comércio eletrônico fora das capitais. De acordo com a pesquisa, mais de 80% dos internautas que moram fora de capitais e 63% dos usuários de internet que vivem em capitais fazem a compra na loja física para ter a experiência de tocar o produto. Entre as pessoas que vivem fora das capitais, 31% viajam para outras cidades para comprar produtos, devido à pouca diversidade de itens disponíveis no varejo físico onde vivem. "O consumidor vê a loja online como uma alternativa para ter acesso a mais produtos. O que falta é transpor barreiras de distribuição e pagamento para acelerar o crescimento do comércio eletrônico nessas regiões", diz a analista.
Site: IDG
Data: 03/12/2015
Hora: 5h
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Autor: Empresas
Link: http://www.valor.com.br/empresas/4340138/internet-esta-em-mais-de-50-das-vendas-fisicas