Stefanini aposta em internacionalização e inovação para driblar a crise

15/12/2015

A fórmula da brasileira Stefanini para vencer os tempos turbulentos está no fortalecimento de uma estratégia iniciada há alguns anos: inovação na oferta e foco no mercado internacional. Dessa forma, a integradora planeja faturar R$ 2,6 bilhões em 2015, expansão de 11% sobre o desempenho do ano anterior.

A companhia aproveitou os últimos meses para fortalecer seu portfólio e ampliar seu leque de atuação em indústria, tesouraria, telecomunicações e varejo. Tal movimento considerou a fusões e parcerias com a mineira IHM Engenharia, com a carioca Tema Sistemas e com a gaúcha Saque e Pague. Além disso, em junho, a empresa lançou seu braço de Telecom, a Inspiring.

Ao longo do ano, a companhia também fortaleceu presença fora do Brasil. Atualmente, 40% de seu faturamento correspondem às operações em outros países. “A presença internacional se traduz em um diferencial importante”, avalia Marco Stefanini, fundador da integradora que leva seu sobrenome.

De acordo com o executivo, a ideia é transformar as bases internacionais em plataforma para inovação. Nesse sentido, há uma grande aposta no centro de pesquisa e desenvolvimento focado em analytics aberto recentemente em Singapura.

O plano, daqui para frente, consiste ainda em criar um “anel de inovação”, conectando a base instalada no país asiático com iniciativas semelhantes mantidas pela integradora também nos Estados Unidos, Romênia e Brasil.

Stefanini espera que a postura ajude a fortalecer presença em mercados externos e avançar na curva de valor. A ideia é que, dessa maneira seja possível passar bem pelos próximos dois anos, classificados com “muito difíceis” pelo fundador da integradora.

Fonte: Computerworld