Em 2016 a história vai se repetir, mas dessa vez para um novo público. As equipes de Desenvolvimento e Operações têm se transformado culturalmente para se adaptar ao infinito crescimento das expectativas do cliente. Trabalham para as equipes de negócio mas não com elas. Agora, com as ferramentas disponíveis para promover a colaboração entre estas equipes, as organizações mais maduras começarão a adotar práticas de gerenciamento e de desempenho digital. Juntas, as equipes das áreas de negócio, de operações de TI e de desenvolvimento irão inovar rapidamente, eliminando a complexidade e entregando uma melhor experiência ao cliente.
Se você já leu ou viu o trabalho de Daniel Burrus sobre "fazer previsões", você vai entender o seu conceito de separar as tendências em hard e soft. Se suas previsões são baseadas em certezas absolutas (tendências hard), sua capacidade de planejar vem com uma taxa de eficácia muito maior. Elas realmente deixam de ser previsões, quando você as observa dessa maneira.
Os fatos mensuráveis, tangíveis e totalmente previsíveis ou "tendências hard" para 2016 são:
- As empresas devem oferecer grandes experiências aos clientes para sobreviver.
- As empresas precisam tanto de métricas qualitativas quanto de quantitativas da experiência do cliente para tomar decisões precisas...
- As empresas precisam ter colaboração interna para ter sucesso.
A forma como a empresa irá executar esses itens são as tendências soft e se alinham com minhas previsões afirmadas anteriormente. Equipes de Marketing Digital têm notado um pico nas funcionalidades de Plataformas de Gestão de Experiência do Cliente e de Experiências Digitais, enquanto equipes de Desenvolvimento e Operações de TI têm visto semelhante saturação das opções de Gerenciamento e Performance de Aplicações.
Nenhuma solução é perfeita e ambos têm os mesmos problemas!
Estou ansioso para 2016 e sou otimista sobre correlações e eventuais integrações que acontecerão por meio de análises, quando elas forem compartilhadas pelos dois lados.
As empresas alcançarão seus objetivos com maior eficiência, uma vez que terão acesso às soluções de experiência do cliente e à análise quantitativa obtidas através das soluções de Gerenciamento e de Performance de Aplicações. Quando isso acontecer, os clientes também irão receber mais do que eles desejam - quando desejam - e melhor do que nunca.
(*) Ryan Bateman é Diretor de Marketing da Dynatrace
Site: CIO
Data: 28/01/2016
Hora: 7h48
Seção: Opinião
Autor: Ryan Bateman
Foto: ------
Link: http://cio.com.br/opiniao/2016/01/28/tendencias-hard-e-soft-para-ti-em-2016/