Brasil perdeu 22,94 milhões de acessos móveis em 2015, mas 4G deu um salto de 277%

01/02/2016

A queda de acessos ativos em 2015 foi de 22,94 milhões, uma queda de 8,17% em relação a 2014, revelam os dados de dezembro de 2015 divulgados nesta sexta-feira, 29/01, pela Anatel. Segundo a agência reguladora, o Brasil registrou, em dezembro de 2015, 257,79 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 125,66 acessos por 100 habitantes. Em 2014, o mercado contabilizou 280,73 milhões de acessos.

De acordo ainda com o órgão regulador, no último mês de 2015, os acessos pré-pagos totalizavam 184,54 milhões (71,58% do total) e os pós-pagos, 73,25 milhões (28,42%), numa prova que a limpeza de base das operadoras está funcionando. Em 2014, o pré-pago respondia por 75,85% do mercado, ou 212,93 milhões.

Nesse cenário, o pré-pago perdeu 28,39 milhões de acessos. Parte deles se transferiu para o pós-pago que passou de 67,80 milhões (24,15%) para 73,25 milhões, ou 28,42%, o que significa uma adição de 5,35 milhões de acessos em 2015 à base do pós-pago.

Os dados da Anatel mostram ainda que houve uma quase estagnação nos acessos ativos 3G, até então a 'estrela' da banda larga móvel. Em dezembro de 2015, a agência contabilizou 149.118.547 milhões de acessos ativos. Em dezembro de 2014, eram 144, 697,936 milhões, o que implica na adição de apenas 4,42 milhões de novos acessos em 12 meses. 

Quem se mostrou muito forte - até por conta da necessidade das operadoras de ampliar a receita com a oferta de serviços dados - foi o 4G. O LTE, em dezembro de 2014, contava com apenas 6,76 milhões de acessos ativos.

Em dezembro de 2015, esse número saltou 277% e passou para 25,44 milhões. No ranking nacional, a Vivo segue líder do mercado com 28,42%, mas com queda de market share em relação a 2014, quando detinha 28,47%. TIM e Claro disputam a segunda e a terceira posição com respectivamente, 25,69% e 25,59%. Em 2014, a TIM fechou o ano com 26,97%. 

A Claro registrou um ligeiro crescimento em relação à 2014:25, 33%. A Oi fechou 2015 com 18,64% e registrou um crescimento em relação a 2014, quando somava 18,14%. A Nextel quer aparecer como uma quinta força no mercado, mas tem uma taxa de crescimento limitada. Em dezembro de 2014, a operadora respondia por 0,54%%. Em dezembro de 2015, saltou para 0,97%, ou 2.507.478 milhões de acessos ativos.

*Com informações da Anatel

 

Site: Convergência Digital
Data: 29/01/2016
Hora: ------
Seção: Telecom
Autor: Ana Paula Lobo
Foto: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=41597&sid=8