Poucas empresas têm usado as tecnologias com sucesso para tornarem-se uma organização verdadeiramente digital. Essa foi a constatação do relatório "Organizing for Digital: Why Digital Dexterity Matters", criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com a Capgemini.
O documento revela que as companhias que conseguiram digitalizar seus negócios tem o dobro de chances de registrar maior crescimento, lucratividade e satisfação dos clientes em relação aos seus concorrentes.
O relatório, o último de uma série que analisa as oportunidades e desafios trazidos pela digitalização da economia, é baseado em uma pesquisa com 274 executivos de 150 empresas espalhadas por 28 países.
O documento revela cinco atributos essenciais que diferenciam a maior parte das empresas digitalmente maduras:
- Mentalidade voltada ao digital e que priorize as soluções digitais antes de tudo.
- Experimentação sistemática para impulsionar a inovação por toda a organização.
- Capacidade de se organizar rapidamente em torno de novas oportunidades digitais.
- Empoderamento dos funcionários da empresa por meio do acesso aos dados
- Engajamento dos funcionários, encorajando a resolução de problemas de forma colaborativa.
Os especialistas também avaliam a “destreza digital” das empresas, ou seja, capacidade de adaptar rapidamente o formato organizacional para obter mais valor com transformações digitais sucessivas, tornando-se, por exemplo, organizações mais inteligentes, por meio de decisões sistemáticas baseadas em dados, transferência de mais poder de decisão aos funcionários da linha de frente e colaboração integrada entre as áreas.
A análise observa que as empresas se encontram em níveis diferentes na criação dessa cultura como parte de sua estrutura:
- Um pequeno grupo (7%) de importantes empresas exibe uma mentalidade marcada pela destreza e priorização do digital: elas possuem operações totalmente digitais, conseguem se organizar rapidamente, detectam novas tendências e possuem experiência e competência significativa em tecnologias digitais.
- A maioria das empresas ainda se encontra na fase de transição, tentando lidar com a instabilidade entre os novos modelos organizacionais e os antigos: muitas delas (56%) estão na fase inicial, começando a mudança e formando gradualmente suas competências digitais, enquanto um número considerável (21%) encontra-se num estágio avançado de transição, adotando várias funções digitais para personalização da experiência do cliente, simplificando tarefas rotineiras e facilitando a colaboração interna dentro e além das fronteiras da organização.
- 16% das organizações estão 'estacionadas', não apresentam competência digital significativa, lutam com as possibilidades, são inflexíveis e incapazes de responder às tendências e necessidades do cliente.
Site: Computerworld
Data: 18/02/2016
Hora: 16h58
Seção: Negócios
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