A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinou convênios com 31 instituições de ciência e tecnologia (ICTs) selecionadas em chamadas do programa CT-Infra. Ao todo, as ICTS receberão gradativamente, a partir de abril, R$ 100 milhões para dar continuidade a 91 obras. Os recursos são oriundos do Fundo Setorial de Infraestrutura, que financia projetos para implantação de infraestrutura física e laboratorial voltado a universidades, institutos tecnológicos e centros de pesquisa.
Durante a cerimônia de assinatura dos convênios, que ocorreu na última sexta-feira (26), o presidente da Finep, Wanderley de Souza, afirmou que o repasse é importante para dar continuidade a expansão dos laboratórios brasileiros. “Não há sentido termos prédios de pesquisa inacabados. Consideramos prioridade destinar recursos para a conclusão dessas obras, assim como a manutenção dos equipamentos”, declarou.
O presidente da financiadora se comprometeu a estreitar laços e visitar todas as universidades públicas do País neste ano. Num primeiro momento, serão ouvidas as instituições das regiões Norte e Nordeste.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, que também participou da cerimônia, destacou a retomada do crescimento das universidades públicas do País na última década. “Precisamos nos organizar e ouvir as demandas das instituições para a tomada das decisões que orientarão os próximos passos do ensino superior no Brasil”, declarou Pansera. O ministro também reforçou a importância da comunidade científica para a superar o atual momento em que o País se encontra.
Site: Agência Gestão CT&I
Data: 29/02/2016
Hora: 10h19
Seção: ------
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8603:finep-assina-convenios-com-icts-no-valor-de-cerca-de-r-100-milhoes&catid=1:latest-news