Google e Facebook buscam soluções de alcance mundial

01/03/2016

O potencial de disseminação ao redor do globo atrai os investimentos do Google e Facebook. O primeiro se concentra em iniciativas criadas para a solução de problemas locais como forma de buscar a inovação reversa, partindo do princípio que as soluções que atendem mercados emergentes devem resolver desafios no resto do mundo. 

As oito startups selecionadas no ano passado atuam em diferentes segmentos. Duas são voltadas a linguagem de sinais para surdos. A ProDeaf, com quase três anos de existência, desenvolveu uma plataforma capaz de traduzir e falar qualquer linguagem de sinais por meio de um avatar criado em tecnologia 3D.

Já conta com clientes que usam o app para traduzir o português para a linguagem de Libras e oferece aplicativo gratuito com mais de 700 mil downloads e 20 milhões de traduções. A Hand Talk também efetua traduções automáticas, permitindo aos deficientes auditivos se comunicarem com ouvintes.

Qranio e UpBeat Games transitam em torno dos games. A primeira é voltada a gameficação de conteúdo educacional e a segunda tem quase 2 milhões de usuários de títulos como Snowboard Racing e Witch Puzzle. "Depois de passar pelo programa, a marca está lançando novas versões, chega à Ásia com nossa ajuda e está ampliando em 1000% sua base de usuários", diz o coordenador do programa Accelerator, José Papo.

Já a AgroSmart criou plataforma reunindo internet das coisas e computação em nuvem para ajudar fazendeiros a economizarem água e energia durante a colheita com o processamento de dados variáveis coletados no campo.

O serviço de recomendação musical SuperPlay oferece acesso a trilhas sonoras temáticas, com mais de 2 milhões de downloads e 1 milhão de usuários ativos.

O marketplace de artesanato Elo7 e a plataforma de distribuição de cupons Cuponeria, por sua vez, são voltados ao e­commerce. Nara Iacham, cofundadora da Cuponeria, destaca a viagem de suas semanas ao Vale do Silício com o Google, no início do ano. "Aprendemos muito com especialistas mundiais em design, marketing e tecnologia", registra. Na volta, transformações como a renovação do site com base em aprendizados como o melhor uso de cores e de formatos de comunicação já foram aplicadas.

A empresa também participa da etapa de classificação do programa criado pelo Bradesco. A primeira fase durou uma semana, com vistas a descobrir em conjunto com profissionais do banco como desenvolver produtos adequados à instituição.

"O cupom está ligado ao lado afetivo, visto como convite ou presente pelo público", defende Nara. Para o banco, o potencial pode ser traduzido como benefícios em troca de gratidão dos clientes, como forma de comunicação ou plataforma para a área de seguros, entre outras possibilidades, sugere.

Já a Stay Film, plataforma para produção automática de filmes a partir de fotografias para web e dispositivos móveis com plataformas iOS, Android e Windows Phone, ilustra o foco do FB Start do Facebook em mobilidade.

O programa rendeu benefícios como recursos para testar a solução, uso de ferramentas para desenvolvedores como o botão Conecte com Facebook e cerca de US$ 2 mil em publicidade para atração de mais usuários.

O destaque foi o convite para participar do Web Summit da empresa na Irlanda em 2014 e, no ano passado, do lançamento do Messenger, como única empresa da América Latina entre as 35 parceiras escolhidas para ter ferramentas incorporadas ao sistema.

"De lá para cá estamos tendo um crescimento absurdo", comemora o CEO Douglas Almeida. Além da versão Stayfilm for Messenger, é oferecida versão mais completa para compartilhamento em redes sociais ou armazenagem na rede própria da empresa.

O serviço é gratuito para o usuário e patrocinado por marcas como Disney, Marvel e Rock in Rio via canais de estilo para a produção de filmes com a "cara" da marca.

A empresa já havia passado por programas como BizPark e BizPark Plus, da Microsoft, que rendeu US$ 120 mil em servidores por três anos, e Amazon, com US$ 100 mil em benefícios em cloud, além de ter captado R$ 5 milhões de anjos até agora.

 

Site: Valor Econômico
Data: 29/02/2016
Hora: 5h
Seção: Tecnologia
Autor: Martha Funke
Foto: ——
Link: http://www.valor.com.br/empresas/4457724/google-e-facebook-buscam-solucoes-de-alcance-mundial