Os óculos de realidade virtual estão se tornando cada vez mais atenção dos fabricantes e, em breve, estarão mais presentes na vida dos consumidores. Segundo a empresa de pesquisa ABI Research, em 2020, serão vendidos 50 milhões de aparelhos como o Gear VR, da Samsung e o Vive, da taiwanesa HTC. O número representa um crescimento composto de 84,5% no período.
“O ecossistema de conteúdo de realidade virtual está expandindo para incluir jogos casuais, títulos mais complexos e também experiências educacionais”, disse Sam Rosen, vicepresidente da ABI, em comunicado.
Rosen destacou também os recentes investimentos do Facebook e do YouTube em vídeos em 360°, que pode virar um outro vetor de crescimento da tecnologia.
Os óculos de realidade virtual ganharam um impulso com o lançamento do Cardboard, do Google. O equipamento, que, como o nome diz, é feito de papelão, pode ser feito pelo próprio internauta, ou comprado a preços bem baixos de alguma empresa, o que atraiu os holofotes para a tecnologia.
Atualmente, a Samsung é quem tem feito o maior barulho em torno da realidade virtual. No Mobile World Congress (MWC), feira do setor de telecomunicações que aconteceu em Barcelona no fim de fevereiro, a fabricante anunciou que o seu mais recente lançamento, o Galaxy S7, será acompanhado de óculos de realidade virtual. Já a LG anunciou sua estreia no segmento com um acessório para o seu mais novo smartphone, o G5.
“Os smartphones são a plataforma perfeita para o mercado de realidade virtual porque já têm o poder de processamento e as tecnologias necessárias para criar um ambiente simulado divertido e imersivo”, disse Eric Abbruzzese, analista da ABI.
Em sua avaliação, os aparelhos de realidade virtual mais potentes do momento, como o Oculus, do Facebook, que só funciona acoplado a um PC, terão versões movidas por dispositivos móveis até 2020.
Site: Valor Econômico
Data: 07/03/2016
Hora: 12h50
Seção: Empresas
Autor: Gustavo Brigatto
Foto: ——
Link: http://www.valor.com.br/empresas/4469124/dentro-de-quatro-anos-50-milhoes-usarao-oculos-de-realidade-virtual