O Brasil já é o maior contingente do Wowapp - aplicativo, lançado em outubro do ano passado, é muito semelhante ao WhatsApp, do facebook e conta com versões para iOS e Android - com 190 mil usuários. O modelo de atuação do app passa por críticas, uma vez que ele remunerado por doações, o que se assemelha a uma pirâmide financeira. Segundo os seus realizadores, hoje, o app possui sete formas de lucros: banners publicitários, games online e parcerias com sites de e-commerce são algumas delas.
Usando uma moeda própria, o Wowcoin, o usuário aumenta seu lucro à medida que convidar mais pessoas. Depois escolhe se quer sacar o dinheiro ou doá-lo para instituições beneficentes do mundo todo; são mais de 2.000 cadastradas, incluindo algumas brasileiras. Cada 100 Wowcoins equivalem a um dólar. Se você não quiser doar, o dinheiro pode ser resgatado via cartão de crédito (Mastercard ou Visa).
Independente da questão do lucro, o app têm dois recursos que ainda faltam no Whatsapp: a chamada com vídeo, que pode ser inclusive entre diferentes tipos de dispositivos --de um celular para um PC, por exemplo-- e a ligação de voz a partir do app para telefones celulares e fixos; este recurso é pago, porém. Como maior desvantagem, ainda não é possível fazer gravações de áudios, mas o recurso está prometido para abril.
Não vai ficar rico
Entretanto, o esquema de pagamento dificilmente deixará você rico. Cada pessoa nova que você trouxer ao serviço equivale a 0,25 Wowcoins, ou seja, se vierem 20 pessoas novas por dia --o que já é bastante-- lhe renderiam 5 Wowcoins, que por sua vez chegariam nesse ritmo a 100 Wowcoins em 20 dias. Em suma, o lucro real seria cerca de um dólar e meio por mês, com 400 amigos no app - você tem isso no WhatsApp?
Thomas C. Knobel, empresário suíço que esteve em São Paulo, criou o Wowapp depois de mais de 30 anos de experiência no lado mais lucrativo do capitalismo. Em 1998, ele fundou a empresa de telecomunicações Nobel, que utiliza cartões pré-pagos com tecnologia VoIP para chamadas de longa distância. Antes de desenvolver o Wowapp, ele afirma ter tido um dilema pessoal: estava ganhando dinheiro, mas não se sentia realizado.
Ele afirma já estar arcando do próprio bolso com US$ 30 milhões para manter o atual modelo do app. "Apenas 10% dos nossos usuários possuem esse perfil de engajamento. Mas as mensagens que chegam para mim dos brasileiros são as mais gentis, nos dizem que adoraram o conceito", elogia.
O CEO nega a possibilidade de o Wowapp ser mais uma pirâmide que vai enganar seus usuários, "Quando você tem um esquema [de pirâmide], alguém tem que perder. [Wowapp] É de graça. Não pode ser um esquema. Mas muitos se preocupam, acham que é muito bom para ser verdade. É parte da barreira da nossa área de relações públicas, e é importante que a imprensa divulgue: é possível e é na verdade real. Não é nenhuma farsa ou truque", garante.
*Reportagem do UOL Tecnologia
Site: Convergência Digital
Data: 09/03/2016
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Seção: Carreira
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