O EMC Academic Alliance, em funcionamento no Brasil desde 2011, vai mudar este ano.O Programa passará a focar em pesquisa e desenvolvimento com universidades, em regime de total colaboração, no acompanhamento mais próximo a trabalhos acadêmicos, com atendimento online e de massa, e promovendo a utilização acadêmica dos materiais da EMC.
“Além das atualizações de conteúdo dos cursos, teremos uma maior aproximação entre nossos centros de pesquisa espalhados pelo mundo e as universidades, promovendo uma maior colaboração científica entre a EMC e as instituições de ponta em diversos os países, incluindo o Brasil”, afirma Eduardo Lima, gerente da EMC Academic Alliance.
Para participarem do Programa, os estudantes devem estar matriculados em uma das universidades parceiras. A oferta dos cursos aos alunos é gratuita, mas a forma com que são ofertados varia de uma instituição para outra.
Algumas oferecem os cursos como atividades extracurriculares ou de férias. Outras foram além e incluíram o conteúdo em sua grade curricular, como parte de um curso de graduação ou pós-graduação. Até o final de dezembro de 2015 estavam registradas, somente no Brasil, 192 universidades, entre elas a USP, UNICAMP e a UFRJ. Essa última também parceira em no Centro de Pesquisas no RJ. No ano passado, o programa atingiu a marca de 20 mil profissionais treinados no Brasil.
Os cursos disponíveis no programa abordam temas relacionados a Armazenamento e Gerenciamento de Informações, Computação em Nuvem e Big Data Analytics. O conteúdo desses cursos é elaborado pela EMC Education Services e estão disponíveis comercialmente.
Porém, por meio do Programa EMC Academic Alliance, todo o conteúdo dos cursos, incluindo o material didático (apostilas, guias do professor, apresentações etc.) é fornecido, gratuitamente, para as instituições de ensino e seu uso é estritamente acadêmico. Os professores são capacitados pela própria EMC e replicam esse conteúdo em sala de aula para seus alunos.
O custo para as instituições de ensino, seus professores e alunos é zero. O Programa também oferece certificações acadêmicas gratuitas e desconto de 90% nas certificações profissionais relacionadas a cada curso. No Brasil, o financiamento do programa é feito por meio do escritório do CTO da EMC Corp. e seus grupos de External Research and University Relations.
O programa está presente em mais de 80 países e já formou mais de 490 mil alunos em todo o mundo, desde 2007, em mais de 2500 universidades. “Acreditamos ser muito importante a aproximação da EMC com o meio acadêmico. Além de ajudarmos a preparar jovens talentos, temos a oportunidade de formar profissionais alinhados com a cultura da empresa, com a mesma mentalidade visionária de nossos profissionais, e que podem vir a integrar a nossa equipe de colaboradores”, completa Karin Breitman, VP & GM EMC Brazil Research & Development Center.
Site: Convergência Digital
Data: 10/03/2016
Hora: ------
Seção: Carreira
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=41873&sid=46#.VuKy7fkrLIU