O ano começou fraco para o setor de serviços em geral, e para as telecomunicações em especial. Segundo divulgou na última sexta, 11/3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, há recuos no volume de serviços (-3%) e nas receitas nominais deles (-0,3%).
Como o desempenho dos serviços de tecnologia da informação foi um pouco melhor, houve recuo de 0,8% no volume, mas um aumento de 1,4% nas receitas em janeiro, a média do setor de TICs ficou em -2,1% (volume) e 0% em receitas, conforme indica o IBGE.
Segundo Roberto Saldanha, técnico de Serviços e Comércio do Instituto, a queda geral de 5% nos serviços em janeiro vem em linha com os últimos meses, sendo até um desempenho um pouco superior a novembro, quando a queda foi de 6,4% (em dezembro, recuo nos mesmos 5%).
Ainda assim, foi melhor do que apresentou a indústria, que despencou 13,8% no primeiro mês de 2016, e o comércio, que teve queda de 10,3%. Segundo o técnico do IBGE, em parte graças ao resultado das empresas aéreas nesse período de férias, apesar da retração do poder aquisitivo da população, como frisou.
Site: Convergência Digital
Data: 11/03/2016
Hora: ------
Seção: Telecom
Autor: Luís Osvaldo Grossmann
Foto: ——
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=41881&sid=8