O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, se reuniram para tratar sobre cooperação no setor. O estado é um dos principais desenvolvedores de pesquisas no País. De acordo com o levantamento mais recente do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP), em 2014, haviam 35.424 grupos em todos o Brasil. Desse total, o Rio de Janeiro abrigava 4.147. O estado fica atrás somente de São Paulo, que registrou 7.278 grupos.
Foi abordado no encontro uma possível parceria da fundação estadual com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para estimular o desenvolvimento de indústrias de base tecnológica no Rio de Janeiro. O secretário comentou, ainda, os planos para atrair companhias farmacêuticas e ampliar os polos de ensino semipresencial.
Também participaram do encontro o subsecretário de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Alexandre Vieira, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Augusto Raupp. Na reunião, foi apresentado também o projeto do Palácio da Ciência, prédio histórico em restauração para abrigar as futuras sedes da Faperj e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
(Com informações do MCTI)
Site: Agência Gestão CT&I
Data: 17/03/2016
Hora: 9h06
Seção: ------
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8699:ministro-discute-parcerias-em-ctai-com-governo-do-rio-de-janeiro&catid=1:latest-news