O Google está fazendo grandes esforços para oferecer produtos seguros, de modo que você possa usar a Web sem ter com o que se preocupar. Mas a empresa revelou que ela e alguns dos maiores sites do mundo estão falhando quando o assunto é criptografia.
De acordo com o seu novo Relatório de Transparência, que analisa a utilização do HTTPS, o próprio Google admite que apenas aproximadamente 75% dos seus produtos são compatíveis com o protocolo atualmente, demonstrando significativas “barreiras técnicas que tornam mais difícil o suporte para a criptografia”.
Enquanto a busca, o Gmail e o Drive são entregues inteiramente com HTTPS, a empresa ainda está lutando para oferecer criptografia completa em todos os produtos restantes que monitora.
Anúncios e mapas são dois produtos que ainda não atingiram 100% de criptografia. Essa informação sobre os mapas é uma má notícia para as pessoas que assumem que os seus dados de localização são criptografados quando ela é transmitida pela Web.
O Google cita “desafios técnicos e políticos” em sua luta para garantir segurança na Internet, incluindo o uso de hardware antigo e software que não suporta criptografia moderna, países ou organizações que bloqueiam o HTTPS e uma falta de capacidade técnica para implementar. Mas, de longe, a maior razão para esse problema é o crescimento do uso de dispositivos móveis.
A empresa também analisou os 100 sites representam 25% de todo o tráfego da Web e encontrou varias brechas que deixam os usuários expostos. Sites como eBay, BBC e 60 outros deixam os usuários vulneráveis por não usarem o HTTPS como padrão.
De acordo com o blog Security Metrics, “se você está apenas navegando na Internet, vendo memes de gatos ou coisas do tipo, o HTTP é suficiente. Entretanto, se você está entrando em seu banco ou inserindo informações de cartão de crédito em uma página de pagamento, é imperativo o uso do HTTPS nas URLs. Caso contrário, seus dados sensíveis estão em risco”.
O Google se ofereceu para ajudar a tornar esses sites compatíveis com o HTTPS até o final de 2016, bem como recursos para webmasters.
Com informações de The Next Web
Site: iMasters
Data: 17/03/2016
Hora: ------
Seção: Segurança
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://imasters.com.br/noticia/google-admite-que-25-do-seu-trafego-nao-sao-criptografados/?trace=824205206&source=news-home