Em 56 horas, 16 startups de finanças nascem na sede da BM&FBovespa
Maratona de desenvolvimento de software, ou "hackathons", reuniu 120 pessoas nesse fim de semana para a 2ª Startup Weekend Fintech.
As maratonas de desenvolvimento de software também conhecidas como “hackathons” – têm se tornado um instrumento cada vez mais usado por empresas para estimular a inovação. A ideia é juntar programadores e empreendedores em um local por um período de tempo restrito e dar a eles o desafio de criar coisas novas.
Com essa ideia em mente, a BM&FBovespa, a XP Investimentos e a Next Bank reuniram 120 pessoas neste fim de semana para a 2ª Startup Weekend Fintech.
Em 54 horas, foram criados 16 projetos que aplicam a tecnologia ao mundo das finanças. Empresas com esse perfil são conhecidas como fintechs e estão criando uma revolução ao redor do mundo – despertando o interesse dos players tradicionais do setor.
No Brasil, a estimativa é que já existam 400 fintechs em operação ou em fase de desenvolvimento. Entre os nomes mais conhecidos estão Guia Bolso, Nubank, Controly, Magnetis, Conta Azul, entre outras.
No Startup Weekend, três projetos tiveram maior destaque e foram considerados os vencedores da competição.
O primeiro lugar ficou com a Garanfia, um sistema de venda de seguro fiança que usa inteligência artificial para encontrar as melhores oportunidades, com o menor risco.
O segundo lugar foi para a Pague o Básico. A ideia é dar à população de baixa renda uma opção para pagamento de contas básicas (como luz, água e telefone), usando uma linha de celular prépaga.
O terceiro melhor projeto foi o BC Stock, uma plataforma de negociação de ações para empresas de capital fechado que usa a tecnologia base da moeda virtual Bitcoin, o “blockchain” – um sistema de registro de operações digitais considerado extremamente seguro e transparente.
As três novatas receberão como premiação espaço em escritórios compartilhados (“coworking”) e participarão de um programa de pré aceleração no Samsung Ocean, uma iniciativa para apoio a startups criada pela fabricante coreana de produtos eletrônicos.
Em duas semanas, as empresas também farão uma apresentação de suas ideias a executivos da XP Investimentos.
A edição desse fim de semana foi a segunda do Startup Weekend Fintech no Brasil. A primeira, em 2014, teve como vencedora a Educity, startup que tem como proposta a promoção da educação financeira usando jogos eletrônicos como ferramenta.
Site: Valor Econômico
Data: 20/03/2016
Hora: 21h13
Seção: Empresas
Autor: Gustavo Brigatto
Foto: ——
Link: http://www.valor.com.br/empresas/4489690/em-56-horas-16-startups-de-financas-nascem-na-sede-da-bmfbovespa