Apple libera versão 2.2 da Swift com suporte para Linux

23/03/2016

Na última segunda-feira (21), a Apple lançou o Swift 2.2, que oferece um código mais rápido. Trata-se também do primeiro lançamento oficial da linguagem de programação desde que se tornou open source no fim do ano passado. 

Descrito como um lançamento mais tímido, a versão 2.2 produz um código que roda mais rápido, de acordo com a própria Apple. Inclui mudanças como permitir a maioria das palavras-chave como marcadores de argumento, tais marcadores servem como parte da interface para uma função Swift, descrevendo argumentos e melhorando a legibilidade. 

Por enquanto, a nova capacidade de configuração de compilação de linguagem deve ajudar a manter os códigos atuando entre múltiplas versões da linguagem, embora a sintaxe Swift possa mudar através dessas versões. 

A Apple tornou open source o Swift em dezembro passado, e essa é a primeira versão a obter contribuições da comunidade de desenvolvedores. 

“O lançamento inclui contribuições de 212 colaboradores que não são da Apple - mudanças que vão desde simples reparos a bugs a melhorias e alterações da linguagem na Swift Core Libraries", disse Ted Kremenek, da Apple.

A versão 2.2 está disponível como parte do lançamento 7.3 do Xcode IDE da Apple para desenvolvedores. Além do suporte ao OS X e iOS, ela também suporta o Ubuntu  Linux. 

“A porta Linux é ainda relativamente nova, e esse lançamento não incluiu a Swift Core Libraries, que aparecerão no Swift 3, disse Kremenek. Segundo ele, a porta já inclui LLDB e REPL. 

De qualquer forma, o Swift Package Manager para gerenciar a distribuição do código Swift se encontra ainda em estágio inicial de desenvolvimento e não é parte do lançamento 2.2.

 

Site: Computerworld
Data: 22/03/2016
Hora: 14h17
Seção: Aplicações
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://computerworld.com.br/apple-libera-linguagem-de-programacao-swift-22-com-suporte-para-linux