Só 20% prestam atenção em como Apps acessam dados pessoais

05/04/2016

Uma pesquisa da Kapersky Lab sustenta que a maioria das pessoas não presta atenção nas consequências de instalar um aplicativo em smartphones e outros dispositivos. E apenas um em cada cinco lê o que dizem as mensagens do próprio software que está sendo instalado.

“Quando os usuários negligenciam os termos de licenças ou mensagens durante o processo de instalação de um app, não sabem com o que estão concordando. Alguns aplicativos afetam a privacidade, acionam a instalação de outros apps ou mesmo alteram configurações do sistema operacional de forma totalmente legal, porque o usuário concordou com isso durante a instalação”, diz nota da empresa de soluções de segurança.

A pesquisa entrevistou 18.507 pessoas sobre hábitos online (1.083 delas no Brasil) e além de medir que 63% não prestam atenção nos termos, também concluiu que 15% dos respondentes não limitam o que os aplicativos podem fazer no smartphone, enquanto 11% acredita não ser possível alterar as permissões envolvidas nos apps.

“Quando permissões nos aplicativos não são marcadas, é possível – e legal – para os apps acessarem informações pessoas e privadas em equipamentos móveis, como contatos, fotos e informações sobre localização”, diz a Kapersky Lab.

 

Site: Convergência Digital
Data: 04/04/2016
Hora: ------
Seção: Segurança
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42034&sid=18