Ter bons argumentos na mesa de reuniões, possuir um planejamento estruturado sobre o investimento e alcançar bons resultados no setor de atuação são pontos importantes para quem busca financiamento no Brasil. Entretanto, com a crise econômica e o consequentemente enxugamento na concessão de crédito, é preciso ir além para conquistar a confiança do banco ou fundo de investimento. Confira alguns pontos que ajudam a melhorar a imagem da empresa:
Kit completo – Todos os bancos, fundos e financeiras irão pedir uma lista de documentos para analisar o seu crédito. A boa notícia é que 60% ou 70% dessa lista é exatamente a mesma, independente de quem pede.
“Verdade tem preço, todo o resto não” – Pode parecer óbvio, mas ainda existem empresas que não revelam ou mesmo escondem informações não tão desejáveis do seu negócio. Informar ou ocultar os riscos do seu negócio é a diferença entre ter que atrelar mais garantias a um empréstimo ou correr o risco de não ter acesso a dinheiro algum – e queimar a reputação por isso.
Demanda realista – Da mesma forma, busque uma quantia que condiz com o objetivo da empresa. O financiamento deve ser encarado como algo que cobre uma meta específica, como expansão, capital de giro, aquisição de bens, entre outros. Buscar mais do que o necessário diminui automaticamente a sua credibilidade.
Auditoria contábil – Na média uma empresa auditada tem acesso a financiamentos pelo menos 2% ao ano mais baratos do que as não auditadas. A iniciativa também amplia o leque de possíveis financiadores, pois muitos bancos e fundos sequer aceitam negociar com firmas não auditadas. Nesse caso a marca do auditor é muito importante: não dá para ser uma empresa pequena e desconhecida.
Garantias adequadas – As garantias pesam bastante no crédito. Os empresários precisam estar atentos com o que concedem para obter o empréstimo. Por exemplo: quando mais as empresas necessitam de crédito, mais os financiadores evitam garantias provenientes da própria operação do negócio.
“Digas com quem andas que eu direi quem és” – Construir uma base de relacionamento comercial com várias instituições financeiras é um ótimo investimento para o negócio. Além de diminuir a dependência de um único financiador, a estratégia facilita a obtenção de novas linhas de crédito.
Dan Cohen é financista e fundador da F(x), plataforma brasileira que une empresas e financiadores
Site: Administradores
Data: 12/04/2016
Hora: 8h23
Seção: Empreendedorismo
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo/6-dicas-para-atrair-investidores/109817/