Cloud e Big Data mudam o panorama da guerra contra o cibercrime

15/04/2016

Computação em nuvem e recursos avançados de análise de grandes volumes de dados exercem papel cada vez mais fundamental nas estratégias de segurança da informação. Aliados, esses recursos ajudam a elevar barreiras de proteção das empresas. E um estudo global realizado pelas publicações norte-americanas CIO e CSO, em parceria com PwC, endossou essa visão.

Mais da metade (69%) das companhias que responderam o questionário The Global State of Information Security Survey (GSISS) no último ano indicou que já recorrem a serviços de cibersegurança baseados em cloud, enquanto 59% usam big data em suas rotinas de combate a ameaças.

“A computação em nuvem emerge como uma ferramenta sofisticada de segurança”, afirma o estudo. A pesquisa credita o fato, fundamentalmente, ao investimento massivo feito pelos provedores de nuvem em tecnologias e ferramentas de proteção de dados, privacidade, proteção de rede e gestão de identidade.

Além disso, a corrida armamentista da cibersegurança se pauta cada vez mais pela inteligência. De acordo com o relatório, as empresas recorrem à análise de grandes volumes de dados para construírem uma abordagem sistêmica e elevarem suas barreiras de proteção.

Em última instância, essa postura permite que as companhias mudem de uma postura de segurança baseada em defesa de perímetro para uma inclinação que lhes possibilita usar informações em tempo real e/ou modelos preditivos.

O relatório identifica que 61% das empresas utilizam uma abordagem de segurança baseada em dados obteve maior compreensão de ameaças externas. Além disso, quase metade (49%) ampliou o entendimento de questões internas e 41% reforçou a compreensão do comportamento de usuários.

Além disso, 40% ganhou mais visibilidade de atividades fora do comum em suas infraestruturas e 39% conseguiu acelerar as rotinas de identificação e resposta a incidentes.

O The Global State of Information Security Survey inclui resposta do Brasil. O questionário está disponível para empresas interessadas em participar do levantamento. Vale ressaltar que todos os respondentes recebem um resumo com os resultados, que serve como uma ferramenta valiosa para a comparação das iniciativas e insights sobre o estado atual das práticas e desafios na área da segurança da informação.

 

Site: Computerworld
Data: 14/04/2016
Hora: 18h45
Seção: Segurança
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://computerworld.com.br/cloud-e-big-data-mudam-o-panorama-da-guerra-contra-o-cibercrime