Confiança é fundamental para aumentar adoção da nuvem

19/04/2016

A computação em nuvem passa longe de ser uma novidade. Aliás, o conceito já está no mercado há quase uma década. Nesse meio tempo, milhares de artigos, notícias e palestras já exploraram suas características e benefícios. Porém, aparentemente, nada disso foi suficiente para convencer as empresas de que vale a pena voar rumo à cloud.

O estudo Blue Skies Ahead? The state of cloud adoption (Céu azul? O estado da adoção da nuvem), da Intel Security,  constatou que ainda falta confiança no modelo e nos provedores de serviços. Apesar de 77% das organizações estarem cada vez menos céticas ano a ano, apenas 13% dos respondentes indicou que tem plena confiança de que os fornecedores preencherão quesitos de segurança.

“Estamos no ponto principal do investimento e da adoção”, sintetizou Raj Samani, diretor de Tecnologia da provedora de segurança. “Esta é uma nova era para os fornecedores de nuvem”, resumiu.

De acordo com o executivo, à medida que o mercado entra em uma fase de adoção abrangente do modelo, a questão da confiança na nuvem se torna indispensável. “Esse fator da confiança será essencial”, enfatizou.

A maioria dos participantes (72%) cita a conformidade como principal preocupação entre todos os tipos de implementação de nuvem e apenas 13% dos participantes sabiam dizer se suas organizações têm ou não dados confidenciais na nuvem.

Cloud já tem um impacto forte no dia a dia das pessoas, com quase tudo sendo feito em um dispositivo digital que utiliza recursos em nuvem de alguma maneira. Segundo a pesquisa, nos próximos 16 meses, 80% dos orçamentos de TI das organizações respondentes serão dedicados à computação em nuvem.

O levantamento aponta que a maioria das organizações planeja investir em todos os modelos de serviço de nuvem, mas a maior parte delas (81%) alocará recursos em infraestrutura como serviço, seguida de perto da segurança como serviço (79%), plataforma como serviço (69% ) e por fim, software como serviço (60%).

Um entre cinco participantes expressaram que a principal preocupação sobre o uso de SaaS é ter um incidente de segurança de dados. Do mesmo modo, violações de dados estavam no topo das preocupações para IaaS e nuvens privadas. Pelo contrário, os resultados mostraram que na verdade menos 23% das empresas sofreram perda de dados ou violações com seus fornecedores de serviços em nuvem.

O investimento em segurança de nuvem varia de acordo com a prioridade nos diferentes tipos de implementação, com as principais tecnologias de segurança sendo utilizadas pelos participantes, incluindo proteção de e-mails (43%), proteção na Web (41%), anti-malware (38%), firewall (37%), gerenciamento de criptografia e chaves (34%) e prevenção contra perda de dados (31%).

Shadow IT, risco e oportunidade

Apesar de os departamentos de TI optarem pela atividade da Shadow IT, pouco mais da metade (52%) das linhas de negócios ainda esperam que a TI proteja seus serviços de nuvem provenientes de departamentos não autorizados.

Esta falta de visibilidade quanto à utilização da nuvem devido à Shadow IT parece estar preocupando os departamentos de TI no que diz respeito à segurança, com a maioria (58%) dos participantes da pesquisa Orchestrating Security in the Cloud tendo observado que a Shadow IT tem impacto negativo na capacidade de manter seguros seus serviços de nuvem.

Brasil

Ainda de acordo com o estudo, as empresas brasileiras usam mais serviços em nuvem do que em outros mercados desenvolvidos. Enquanto as brasileiras usam, em média, 55 serviços em nuvem, a média nos outros mercados pesquisados é de 43.

Além disso, a pesquisa identificou que o alto escalão das empresas brasileiras é o mais consciente das implicações de segurança dos serviços em nuvem. Na percepção de 49% dos profissionais de TI brasileiros entrevistados, os executivos c-level compreendem totalmente esses riscos, contra 34% da média global.

Outros dados do Brasil incluem que 81% das organizações esperam aumentar o investimento na nuvem no próximo ano, e que 63% dos respondentes afirmam confiar completamente nos seus serviços de nuvem privada para manter seus dados confidenciais seguros. A porcentagem é de 21% para serviços de nuvem pública.

 

 

Site: CIO
Data: 18/04/2016
Hora: 17h
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://cio.com.br/tecnologia/2016/04/18/confianca-e-fundamental-para-aumentar-adocao-da-nuvem/