Modelos de negócios mostram que ideias simples podem gerar milhões

29/04/2016

Ideias simples podem render milhões. Esse parece ser o lema de algumas das empresas selecionadas pelo programa Promessas JP Morgan Chase Foundation. Entre os modelos de negócios, há um e­commerce que aluga vestidos de festas, uma rede social que leva problemas da população aos poderes públicos e uma companhia de tecnologia voltada para a educação, que já alcança 40 mil estudantes de escolas públicas e privadas.

Na Dress&Go, a receita vem do aluguel on­line de vestidos e acessórios de estilistas conhecidos, como Adriana Barra e Reinaldo Lourenço. "Em 2012, fechei uma pâtisserie ao perceber que não era um negócio tão inovador quanto eu que procurava", diz a fundadora Mariana Penazzo.

Com 70 funcionários, a empresa já atendeu mais de 50 mil consumidoras com idades entre 20 e 40 anos. Oferece mais de 2,5 mil peças, de 50 marcas, sem cobrança de taxa de entrega. Por meio de um chat on­line, a equipe orienta a cliente sobre a melhor roupa para cada ocasião.

Outra selecionada, a Colab.re é uma plataforma baseada em uma rede social gratuita em que os internautas podem publicar problemas, sugestões e avaliações de serviços públicos. "Há reclamações sobre buracos nas ruas, calçadas irregulares ou placas danificadas", explica o co­fundador Bruno Aracaty. Ao mesmo tempo, oferece um sistema de gestão em que os governos podem encaminhar e acompanhar as demandas dos usuários. Em janeiro, lançou um recurso para receber fotos de focos do mosquito Aedes aegypti.

Criada em 2013, a empresa reúne mais de 150 mil usuários e quase 150 clientes, a maioria prefeituras, como as de São Paulo, Teresina e Porto Alegre. Faturou R$ 1 milhão em 2015 e o plano é chegar aos R$ 3,5 milhões de faturamento, em 2016.

Na EvoBooks, a proposta é oferecer conteúdo educacional em dispositivos móveis. "Queremos trabalhar com experiências de aprendizado mais instigantes, com impacto direto no material didático e no resultado dos alunos", diz o CEO Felipe Rezende, que entrega as soluções para mais de 40 mil estudantes de escolas públicas e privadas no Brasil. Para atrair a atenção do setor, investe em métodos de ensino interativos, com simulações e laboratórios virtuais. Fundada em 2012, a partir de um investimento inicial de R$ 700 mil, a companhia já recebeu R$ 3 milhões de investidores privados.

 

Site: Valor Econômico
Data: 29/04/2016
Hora: 5h
Seção: Empresas
Autor: Jacilio Saraiva
Foto: ——
Link: http://www.valor.com.br/empresas/4542937/modelos-de-negocios-mostram-que-ideias-simples-podem-gerar-milhoes