A Elancers, empresa de sistemas de recrutamento, seleção e consultoria em RH, fechou uma parceria com a IBM Brasil, para usar a inteligência artificial para agilizar o trabalho de contratação de pessoal nas corporações. Segundo dados do IBGE, hoje, a média de turnover de pessoal é da ordem de 37% no país.
Para Sidney Sossai, Diretor de Social Business da IBM Brasil, muitas empresas de médio e grande porte já perceberam que trazer um novo empregado, treiná-lo e perdê-lo três meses depois é altamente prejudicial para as finanças, o que tornou urgente maior eficiência na atração, seleção e gestão dos empregados.
“Imagine uma organização com 10.000 empregados que precisa recolocar entre 3.000 e 4.000 pessoas a cada ano, o que significa pelo menos 300 contratações por mês. Contratar de modo equivocado acaba acelerando a saída de pessoas e elevando os custos operacionais com o RH. Em um momento como o que vivemos, esses custos exacerbados com contratações e demissões pode comprometer a lucratividade das empresas”, alerta o executivo.
O presidente da Elancers, Cezar Tegon, diz que a parceria com a IBM evidencia que sistemas mais eficientes de avaliação de profissionais, como os que a IBM está trazendo ao mercado brasileiro, só podem ser colocados em operação se as empresas promoverem suas contratações por meio de tecnologias como as de e-recruitment. O executivo observa que, aqui, muitas empresas ainda buscam empregados recebendo currículos em papel ou por e-mail, o que exige uma triagem manual dessas informações.
"Isso leva tempo, amplia o tamanho das equipes de RH e acaba trazendo para dentro das empresas pessoas que podem até ter o perfil necessário, mas não têm afinidades com a cultura da empresa, o que resulta em demissões precoces", ressalta o executivo. Para avaliar perfis de profissionais, aplicar testes e definir com mais eficiência os candidatos que chegarão à etapa decisiva da entrevista, é preciso que as empresas realizem essas operações por meio de sistemas de recrutamento e seleção”, complementa Tecgon.
Nesta primeira etapa, IBM e Elancers estão colocando no mercado quatro produtos que, somados, têm o potencial de reduzir significativamente as despesas com recrutamento e seleção das empresas. Enquanto a Elancers agrega à parceria seu sistema de e-recruitment, utilizado por mais de 10.000 empresas no país, e os serviços de consultoria de RH, a IBM traz o Kenexa Talent Insights e o Kenexa Survey Enterprise.
Segundo Sossai, o Talent Insight traz a tecnologia de inteligência artificial conhecida por “Watson”, que interage com os gestores de modo natural, por meio de perguntas orais, que são respondidas pelo sistema após acesso a informações em bases de dados as mais diversas:
“Com o Talent Insights conseguimos avaliar com mais profundidade aspectos do perfil do candidato, que poderiam passar despercebidos para um entrevistador que não tivesse informações suficientes. O sistema aponta dados a esclarecer e até sugere novas perguntas para esclarecer melhor tendências de perfil”, explica Sossai.
O sistema da IBM de inteligência artificial estará conectado ao sistema da Elancers, que dá às empresas um processo integral de publicação de vagas, seleção de candidatos, entrevistas com os selecionados, aplicação de testes e provas, escolha dos mais aptos e envio dos dados do colaborador aos sistemas de folha de pagamento das empresas.
Enquanto a análise tradicional de currículos pode fazer com que as empresas percam até 2 meses para selecionar um candidato, os sistemas da IBM e da Elancers integrados podem viabilizar essas contratações em menos de uma semana.
Site: Convergência Digital
Data: 04/05/2016
Hora: ------
Seção: Carreira
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42325&sid=46#.VyszUoQrLIU