Braço de investimento em startups do Santander busca empresa no Brasil

06/05/2016

Criado em 2014 com US$ 100 milhões para aplicar em startups de serviços financeiros, o braço de investimento do banco Santander, o InnoVentures, começa a olhar para o Brasil. “Estamos na fase de conhecer o mercado. Mas existem muitas oportunidades”, disse ao Valor, o espanhol Manuel Silva, sócio do fundo que ficará responsável pelo país.

Segundo ele, não está prevista a contratação de uma pessoa para atuar no país. Pela estrutura do fundo, os sócios se dividem no acompanhamento de diferentes regiões. A estrutura local do banco também será usada para auxiliar no relacionamento com as startups locais. Conforme o FintechLab, o Brasil tem 130 startups de serviços financeiros em funcionamento.

O foco da InnoVentures no mercado brasileiro reforça os investimentos dos bancos para se aproximar das inovações vindas de fora de seus muros. Bradesco e Itaú já têm iniciativas do tipo. O primeiro com o Inova Bra, uma aceleradora de startups. Já o Itaú inaugurou em São Paulo o Cubo, o prédio onde estão reunidas 50 empresas iniciantes. O banco também está investindo em uma estrutura do tipo que funciona no Uruguai.

Em dois anos de funcionamento, o InnoVentures fez aportes em sete empresas. Uma delas já opera no Brasil, a empresa sueca de pagamentos digitais iZettle. Segundo Silva, a atuação do fundo no país pode ajudar outras companhias do portfólio a entrar no país. Uma das interessadas seria a Ripple, criadora de um sistema para transferências internacionais de dinheiro baseado no blockchain — a tecnologia de registro de transações digitais por trás da moeda virtual bitcoin.

Nas últimas semanas, diversas empresas brasileiras foram procuradas pelo InnoVentures, para conversas, segundo executivos ouvidos pelo Valor. De acordo com Silva, não há nenhum investimento em vista no país por enquanto. Ele também disse não haver uma meta de aportes nem um objetivo de valores a ser investido no Brasil.

O InnoVentures realiza hoje em São Paulo um evento batizado de Fintech Venture Days. Em parceira com a espanhola IE Businesse School e a Accenture, o evento tem como objetivo ampliar o leque de contatos no país, segundo Silva.

 

Site: Valor Econômico
Data: 06/05/2016
Hora: 5h
Seção: Empresas
Autor: Gustavo Brigatto
Foto: ——
Link: http://www.valor.com.br/empresas/4550625/braco-de-investimento-em-startups-do-santander-busca-empresa-no-brasil