De acordo com dados recentes do IBGE, cerca de 11 milhões de brasileiros estão desempregados, atingindo o índice de 10,9%, o maior desde 2012. Esse momento ruim é atribuído a crise política e econômica. Demitir está sendo a opção das empresas para reduzir despesas com pessoal para melhorar seus resultados.
Mas para Anderson Ozawa, especialista em Prevenção de Perdas, Gestão de Operações, Gestão de Estoques, Gestão de Riscos, Auditoria Interna e Segurança, há outras formas de gerenciar uma empresa em tempos turbulentos. Segundo ainda o especialista, fica claro que desligamentos podem acontecer e vão acontecer, mas não podem ser a primeira medida de um chefe.
Ozawa sugere que a gestão venha a ser norteada por cinco elementos, que constituem o método Pentágono de Gestão®, sendo as pessoas sua espinha dorsal. Quando uma empresa precisa melhorar seus resultados tem, a sua disposição, outras estratégias:
1)Revisar Suas Despesas Gerais e Administrativas
São aquelas despesas que estão ligadas ao suporte ao negócio, nas áreas administrativas. Busque oportunidades de adequação das despesas otimizando processos internos, eliminando a burocratização e os processos manuais. Revise itens como compras de suprimentos internos, tipos de hospedagens e classes nas compras de passagens aéreas. Tão importante quanto a relevância das contas é a forma como elas existem.
2)Adequar as Despesas Variáveis
Mesmo sendo ligadas às vendas, as despesas variáveis devem ser otimizadas sempre. Para isso, busque oportunidades negociando fretes de entregas e transportes, analisando a proporção entre o custo das mercadorias vendidas, conhecido como CMV e o preço de venda, por produto. A relação percentual média do CMV oculta oportunidades que surgem quando a comparação passa a ser por produto. Considere todos os custos em cada produto e busque melhorar aqueles que estão altos.
3)Avalie os Recursos Humanos
Sim, vamos falar também de despesas de pessoal, mas, diferente de cortar pessoas indiscriminadamente, é avaliar os quadros por unidade de negócio e identificar o quadro ideal e os perfis adequados, juntamente com os resultados apresentados. Isso quer dizer que você deve ter uma operação ajustada ao desempenho esperado de cada negócio. Ter menos pessoas do que seu negócio precisa, significa trabalho dobrado, erros e retrabalho, profissionais descontentes e baixa qualidade, itens que influenciam diretamente no resultado tão esperado pela empresa.
Para Anderson Ozawa, é o trabalho diário e estratégico dos gestores de um negócio, que leva a acompanhar indicadores de desempenho e revisar processos em busca de eficiência, trabalhando a gestão de pessoas capacitadas a entregar os resultados esperados, com controles internos eficientes para monitorar e identificar desvios, com uso de tecnologias alinhadas com o negócio.
Ele adverte, no entanto, que desde os primórdios, mandar pessoas embora é a primeira atitude das empresas com miopia de gestão. Gestores com visão de futuro e continuidade das empresas, encontram soluções adequadas ao contexto mais amplo do negócio.
Site: Convergência Digital
Data: 09/05/2016
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Seção: Carreira
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