Você sabe o que é zettabyte? Não se preocupe. É uma medida complicada mesmo para se ter noção. Um zettabyte equivale a mil gigabytes (ou um terabyte). Ou, para ficar mais fácil, o equivalente a 75 bilhões de iPads de 16 GB. Considera inimaginável? Pois o volume de dados gerados na Internet até 2015 deve ter chegado em 2015 a 7,9 zettabytes. Uma questão se impõe para quem gera conteúdo: como fazer para sobressair em meio a essa massa gigantesca? Só no Facebook, por exemplo, são cerca de dez bilhões de mensagens diárias.
Mostrar como se destacar e apresentar relevância é o desafio assumido pelo gerente de negócios e crescimento do Diário Lance!, Bruno Costa na palestra “Distribuição de conteúdo ‘like a boss’” que será realizada na manhã do dia 5 de julho. “Hoje há uma infobesidade, as pessoas são bombardeadas por um excesso de informações desde a hora em que acordam”, afirma. O ponto chave, diz, é a distribuição dos conteúdos.
Bruno trabalha há 12 anos em veículos de comunicação, nos quais desenvolve projetos de mídia e conteúdo para diversas marcas. Entre suas responsabilidades estão as de criar estratégias de monetização inovadoras e desenvolver grandes audiências.
Ele lembra que até a pouco tempo o processo de distribuição de notícias, por exemplo, era bem mais fácil, pois as pessoas tinham como opção poucos veículos de comunicação: “A notícia era escrita e publicada nos jornais. As pessoas iam até o ponto de venda e compravam. Depois esperavam o dia seguinte para uma nova rodada. As emissoras de rádio tinham seus noticiários nos horários definidos e as de TV eram, no máximo cinco. Hoje, com a Internet, tudo mudou.”
Entre os personagens que Bruno abordará em sua apresentação estão os robôs redatores de conteúdos. A expectativa, diz, é de que em 15 anos 90% das notícias em todo o mundo serão escritas por eles. “Vou dizer como funcionam esses robôs e como se estrutura um processo de distribuição de conteúdos eficiente, seja de mensagens dos veículos de comunicação, das marcas, dos blogueiros, das assessorias de comunicação, agências de publicidade. Não existe sorte nessa atividade. Vou mostrar como se dá esse processo por meio de ferramentas e processos.”
Segundo Bruno, não basta produzir conteúdos. É necessário mostrar relevância para conseguir se destacar e alcançar os objetivos.
Fonte: IAA Comunicação