Brasil terá cinco novas universidades federais e 61 institutos de educação e C&T

11/05/2016

A presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou na segunda-feira (9) o projeto de lei que cria mais cinco universidades federais, que vão se juntar às 63 existentes. Na cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou ainda uma portaria ministerial que autoriza o funcionamento de mais 61 unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Também foram inauguradas 224 obras em 38 universidades federais, em todo o Brasil, além de 41 campi e outras nove obras em institutos.

As novas universidades estão localizadas em Catalão (GO), Jataí (GO), Parnaíba (PI), Araguaína (TO) e Rondonópolis (MT). Segundo a presidente, o processo de democratização da educação superior e da educação profissional e tecnológica no País tem acontecido por meio da interiorização.

“Se não tem universidade no interior, os cidadãos brasileiros e as cidadãs brasileiras precisam ter recursos para se deslocar até os grandes centros”, disse. “Sempre foi assim, antes; e aí, as pessoas de posses médias ou de pequenas posses não podiam estudar, não podiam fazer um curso.”

Dados

Em 2008, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, quando a maioria dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e as escolas técnicas federais tornaram-se institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Em 2015, foram criadas as unidades de polo de inovação, destinadas ao atendimento de demandas das cadeias produtivas por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à formação profissional para os setores de base tecnológica. De acordo com o governo, com os 61 novos institutos, a Rede Federal totaliza 644 unidades em funcionamento.

Já nas universidades públicas, desde 2010, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriu 1,2 milhão de vagas públicas. O Programa Universidade para Todos (ProUni) liberou, desde 2005, 2,8 milhões de bolsas de estudos. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fechou 2,5 milhões de contratos desde 2003. A educação superior brasileira teve, em 2015, mais de 7,8 milhões de matrículas em instituições públicas e particulares.

*Com informações do Ministério da Educação

 

Site: Agência Gestão CT&I
Data: 10/05/2016
Hora: 11h32
Seção: ——
Autor: ——
Foto: ——
Link: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8940:brasil-tera-cinco-novas-universidades-federais-e-61-institutos-de-educacao-e-cat&catid=1:latest-news