Iniciativa auxilia MPEs a entrar no mercado internacional

16/05/2016

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), o governo federal e outras instituições, desenvolveram o projeto Chama Empreendedora. O objetivo é apoiar micro e pequenas empresas (MPEs) a divulgar seus produtos antes, durante e após os Jogos Olímpicos. Por meio de um autodiagnóstico, o dono do pequeno negócio poderá descobrir se é capaz de entrar no mercado internacional.

O Sebrae atuará na iniciativa em três frentes: realização de seminários sobre oportunidades de exportação; preparação para a internacionalização, incluindo inserção no Programa Nacional de Cultura Empreendedora (PNCE); e com o Sebrae no Pódio, iniciativa que cadastra pequenos negócios para fornecerem produtos e serviços ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

“O cenário é desafiador. Há muito espaço para os pequenos negócios lá fora e não estamos ocupando”, disse o gestor de projetos de negócios internacionais da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Eraldo Ricardo dos Santos, ao ressaltar sua própria experiência no exterior, quando viu um espaço reservado a produtos brasileiros num mercado do estado de Oklahoma (EUA) ocupado por produtos de outros países da América Latina.

O Chama Empreendedora foi apresentado na última semana aos empreendedores brasilienses na sede da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF). Segundo o presidente da ACRio, Paulo Protásio, uma das metas do projeto é unir as associações comerciais do Brasil a mais de 12 mil instituições semelhantes ao redor do mundo em prol da cultura exportadora.

(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)

 

Site: Agência Gestão CT&I
Data: 13/05/2016
Hora: 10h22
Seção: ------
Autor: ------
Foto: ——-
Link: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8964:iniciativa-auxilia-mpes-a-entrar-no-mercado-internacional&catid=1:latest-news