O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) divulgou um manual de ‘Boas práticas, orientações e vedações para contratação de Serviços de Computação em Nuvem’, para contratação de serviços de cloud computing por órgãos do governo brasileiro.
O documento define, por exemplo, quais dados e informações devem ficar hospedados em data centers no Brasil para resguardar-se em eventuais questões legais. Para o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, manter os dados no território nacional é uma questão de jurisdição.
“A nossa expectativa é que os próprios fornecedores vão ter o total interesse em resguardar o sigilo das informações quando assim for exigido. Se, eventualmente, houver problemas de judicialização, é importante que isso seja feito na jurisdição brasileira”, explicou.
O documento veda ainda a contratação de salas-cofre e salas seguras por órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) visando reduzir gastos.
Heckert acredita que as orientações para a contratação de serviços de computação em nuvem vão otimizar os recursos de infraestrutura, pois o modelo é mais efetivo.
O manual recomenda aos órgãos a utilização do modelo da ‘Nuvem Híbrida’, possibilitando a contratação de serviços que não comprometam a segurança nacional de fornecedores privados.
Ainda, se o serviço exigir algum tipo de resguardo, as aquisições devem ser realizadas com entidades da Administração Pública Federal ou diretamente pelo órgão.
Site: CIO
Data: 13/05/2016
Hora: 8h28
Seção: Notícias
Autor: ------
Foto: ——-
Link: http://cio.com.br/noticias/2016/05/13/manual-de-cloud-para-orgaos-publicos-privilegia-nuvens-hibridas/