O Google anunciou dois novos aplicativos nesta quarta-feira, 18/05, durante sua conferência para desenvolvedores. O “Allo” é voltado para bate-papo e o “Duo”, para videoconferências. Antes de competir com o WhatsApp ou o Messenger, ambos apps de mensagens do Facebook, ou com o Snapchat, o “Allo”, sustenta o Google, se propõe a ser uma alternativa ao Hangouts, a outra plataforma de bate-papo da empresa, que é integrada com o Gmail.
Segundo o Google, uma das vantagens do 'Allo' é que links enviados por ele, como o de um vídeo no YouTube, podem ser executados sem sair do app. A maior novidade, no entanto, é o assistente interativo do aplicativo, que permite fazer pesquisas na internet como se fosse uma conversa. Basta enviar uma mensagem para “@google”. O sistema funciona como um “chatbot”, em que o chat é usado por uma plataforma de inteligência artificial que interage com um humano para entregar o que é pedido.
O @google vai além disso e também funciona durante as conversas entre duas pessoas, ao sugerir respostas para determinadas questões. O Google deu um exemplo: a foto de uma formatura chega pelo “Allo”, e o assistente sugere respostas como “Parabéns!” e “Você está incrível!”. Para fazer isso, o @google tem de reconhecer que tipo de conteúdo está sendo enviado, do que se trata e “pensar” em uma abordagem adequada e humana o suficiente.
“Nós queremos [o Google] lá para usuários a todo momento, perguntando ‘Oi, como eu posso ajudar?”, explicou Sundar Pichai, presidente-executivo do Google, durante a apresentação no Google I/O. "Não é suficiente dar apenas links. Nós precisamos ajudar as pessoas a fazer as coisas no mundo real”. Já o “Duo” faz chamadas de vídeo pela internet e tem o trunfo de funcionar mesmo com uma internet ruim. Além disso, as videoconferências são criptografadas, ou seja, têm seus dados embaralhados durante a transmissão e desembaralhadas para serem exibidas na tela do celular. Isso dificulta a interceptação das conversas.
Escolha o nome do novo sistema operacional do Google
O Google também anunciou a nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android N com uma série de novos recursos, como área de notificações aprimorada, novos emojis, tela dupla e limpeza de apps abertos. O novo sistema sairá ainda no verão americano, entre junho e setembro.
Ao contrário das versões anteriores, seu nome final será decidido por um concurso, que será concluído em 8 de junho. Antes disso, o mercado especulava que ser chamaria "Nutella", devido ao histórico do Android para nomes de doces em ordem alfabética.Diferente das versões anteriores, a gigante das buscas já disponibilizou parte do novo Android para testes desde março. O Android N terá uma API gráfica chamada Vulcan, além de ser 75% mais rápido para instalação de apps e reduzirá o código compilado dos apps em até 50%.
A área de notificações ficou mais esperta. Agora com o recurso "resposta rápida", será possível responder à pessoa no WhatsApp --ou outros apps de mensagens que serão compatíveis-- acessando a notificação de mensagem recebida, sem precisar abrir o aplicativo. Ambos os programas sairão para os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google, e funcionarão tanto em smartphones quanto em tablets. O novo sistema sairá ainda no verão americano, entre junho e setembro.
*Com informações do UOL Tecnologia e do G1
Site: Convergência Digital
Data: 18/05/2016
Hora: ------
Seção: Internet Móvel
Autor: ------
Foto: ——-
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42435&sid=17#.Vz2sGJErK00