Cerca de 143 das empresas avaliadas em US$1 bilhão e que recebem o nome de Unicórnios se concentram nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Mas o que acontece com a América Latina? Para responder essa pergunta, falamos com o diretor geral da Venture Lab da IE Business School, Paris de l'Etraz, que explicou por que essa ainda é uma realidade muito distante para a região.
De acordo com o também professor de empreendedorismo, uma das barreiras mais importantes que impedem o surgimento de empresas unicórnios, centauros (US$ 100 milhões) e pôneis (US$10 milhões) na América Latina, tem a ver com os mercados ainda não estarem desenvolvidos como os dos Estados Unidos.
Isso se soma à mentalidade latino-americana que encara o fracasso profissional como pessoal e ao fato de que há uma clara tendência de grupos que investem entre si em mercados onde surgem esse tipo de empresa.
"Em países como os EUA, se entende muito mais do mundo empreendedor, as avaliações estão muito mais em sintonia com o empreendedor, que está buscando fundos para crescer", disse l'Etraz.
Neste sentido, o acadêmico acrescenta que o problema também está nas grandes fortunas da América Latina, que ainda têm muito o que fazer nos investimentos tradicionais, o que torna ainda mais difícil sua proliferação. "Esta é uma competência que existe em menor medida nos Estados Unidos porque é um mercado mais maduro".
Sem dúvida, Paris de l'Etraz é otimista e explica que na região o assunto irá evoluir e será possível ver mais startups se instalando em grandes mercados.
Com este cenário, ele apresenta alguns conselhos a todo empreendedor que quer chegar a ser uma empresa avaliada entre os US$10 milhões e US$1 bilhão:
1. Pense em mercados internacionais e não locais.
2. Seja persistente e esteja preparado para fracassar em ocasiões recorrentes.
3. Busque dinheiro inteligente que venha com relações e contatos.
4. Entenda que o mais importante para o investidor é a equipe.
5. Pense que seu projeto precisa se escalar. Quem quer ser unicórnio não deve procurar qualidade de vida, e sim traçar a importante missão de se tornar líder de um mercado.
Site: Administradores
Data: 28/05/2016
Hora: 12h14
Seção: ------
Autor: Fernando Zúñinga
Foto: ——-
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-que-impede-o-surgimento-de-empresas-unicornios-na-america-latina/110939/