Em 2035, o número de veículos autônomos nas ruas de cidades em todo o mundo deve crescer para 21 milhões, de acordo com um novo relatório da IHS Automotive. O que representa um aumento substancial das estimativas anteriores, graças aos avanços que as montadoras, fornecedores e empresas de tecnologia que estão conquistando nesta área.
"As vendas globais de veículos autônomos chegará a cerca de 600 mil unidades em 2025," afirma Egil Juliussen, diretor de pesquisa da IHS Automotive. "A nossa previsão reflete uma taxa de 43% de crescimento anual entre 2025 e 2035 - uma década de crescimento substancial, como carros autônomos sendo mais amplamente adotadas em todos os mercados automotivos chave".
Os EUA devem liderar as primeiras implantações e adoção de veículos autônomos, segundo o IHS, ao mesmo tempo que terá que trabalhar com os desafios colocados pela regulamentação, questões de responsabilidade e aceitação do consumidor.
O mercado americano começará com vários milhares de veículos autônomos em 2020, crescendo até 4,5 milhões de veículos em 2035, segundo previsões da IHS Automotive. Como em muitos outros mercados, espera-se uma variedade de casos de uso e modelos de negócios em torno da demanda dos consumidores por mobilidade pessoal.
Mas é na China que a adoção deverá crescer em ritmo mais acelerado, com 5,7 milhões de carros e caminhões equipados com um certo nível de autonomia em 2035.
"O grande volume de veículos peojetado para ser vendido lá, assim como a demanda dos consumidores por novas tecnologias, vai impulsionar o crescimento, com reguladores aproveitando o potencial da mobilidade autônoma para abordar preocupações com segurança e questões ambientais", afirma o relatório.
Até 2035, a indústria espera superar desafios relacionados com a confiabilidade do software e cibersegurança, segundo a IHS. Já hoje os avanços nessas áreas são consideráveis.
"O aumento da concorrência da indústria de alta tecnologia está acelerando os esforços de software e o desenvolvimento de cibersegurança da indústria automobilística", disse Carlson. "Aqueles que não ajustarem, infelizmente, serão deixados para trás, ou, pelo menos, enfrentarão uma indústria muito diferente."
"No futuro, a mobilidade vai combinar vários modos e tecnologias diferentes, e veículos autônomos terão um papel central", disse o analista da IHS Automotive Jeremy Carlson. "A IHS prevê a criação de novos segmentos de veículos, além de veículos tradicionais adicionando capacidades autônomas. Os consumidores ganharão novas opções em mobilidade pessoal para complementar o transporte de massa, e essas novas opções irão utilizar cada vez mais eletricidade e outros meios eficientes de propulsão."
Site: IDG Now!
Data: 08/06/2016
Hora: 9h43
Seção: Inovação
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2016/06/08/em-2035-21-milhoes-de-veiculos-autonomos-vao-estar-nas-ruas/