Como usar Realidade Aumentada e assistentes digitais para aumentar a produtividade

13/06/2016

 

A SAP está explorando a Realidade Aumentada e  os assistentes digitais em iniciativas destinadas a aumentar a produtividade dos funcionários, de acordo com o novo CIO da empresa, Thomas Saueressig. Com 31 anos, ele é o CIO mais jovem a trabalhar para uma gigante da tecnologia.

“Fundamentalmente acredito que a nova geração e as expectativas dos nossos clientes e dos nossos funcionários estão mudando significativamente”, diz Saueressig. “E precisamos mudar o nosso foco para o usuário final”, comenta, se referindo a funcionários e clientes.

Saueressig é uma raridade entre os líderes de TI. Como “millennial”, diz ter uma perspectiva que o torna qualificado para enfrentar um dos seus principais desafios: melhorar a produtividade dos funcionários da SAP.

Para ele, soluções de Realidade Aumentada podem ajudar os cerca de 78 mil funcionários da SAP espalhados por vários escritórios em todo o mundo a realizar reuniões virtuais. Ele espera que, um dia, os funcionários usem um software que possa gerar um holograma de todas as pessoas em uma reunião para colaborarem em documentos cruciais e apresentações.

Em outro cenário, os engenheiros dos data centres da SAP podem realizar a manutenção de servidores e equipamentos de rede usando o sistema de Realidade Aumentada HoloLens, da Microsoft, para localizar equipamentos específicos, de clusters a switches. 

E, eventualmente, a equipe de vendas da SAP poderá usar a Realidade Aumentada para reuniões com os seus clientes, o que poderia aumentar a produtividade e reduzir custos de viagens.

Tentar inovações inesxistentes

Saueressig espera que o seu departamento de TI, que avalia hoje várias startups de realidade aumentada e negocia aplicações do HoloLens com a Microsoft, possa fornecer provas de conceito este ano. “O iPhone mudou todo o ambiente de trabalho em 2007 e acredito que a Realidade Aumentada vai mudar mais uma vez a forma como as pessoas em uma empresa vão trabalhar em conjunto”, diz. “Precisamos avaliar isso e de como realmente muda a forma de trabalhar”.

Testar a Realidade Aumentada no ambiente corporativo é ousado, considerando que a maioria das tecnologias que juntam mundos virtuais e físicos geralmente provocam náuseas nas pessoas. No entanto, isso também mostra a intenção de Saueressig em avançar e tentar usar inovação de ponta na SAP.

Saueressig também está testando o uso de assistentes digitais inteligentes comandados por voz, considerando que, com a Realidade Aumentada, vão eventualmente fundir-se e permitir que os funcionários possam ter reuniões e colaborar em documentos com comandos de voz, elevando a produtividade e a colaboração a novos patamares.

“Estamos apenas no ponto de partida de uma forma totalmente diferente de como todas essas [tecnologias]  vão se unir e, fundamentalmente, melhorar o nosso ambiente de trabalho”, diz Saueressig. “O valor da SAP está nas cabeças e nos corações dos nossos funcionários, por isso precisamos aumentar a sua produtividade”.

 

Site: CIO
Data: 13/06/2016
Hora: 8h57
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://cio.com.br/tecnologia/2016/06/13/como-usar-realidade-aumentada-e-assistentes-digitais-para-aumentar-a-produtividade/