Os investimentos em sistemas inteligentes de negócio e de automação já são consideráveis e devem crescer em todo o mundo, segundo estudo recente conduzido pela empresa de análises Freeform Dynamics para a Ipswitch, que analisou o comportamento e o preparo dos tomadores de decisão de TI em relação às máquinas inteligentes e aos sistemas de negócios (máquinas com capacidades de aprendizado e tomada de decisões). Segundo os resultados, embora a maioria dos profissionais de TI entrevistados reconheça que essas tecnologias são essenciais para o sucesso dos negócios, apenas 68% entendem que isso traz novas preocupações sobre segurança, acesso e controles de rede.
A pesquisa online contou com a participação de 521 tomadores de decisão da área de TI (gerentes/diretores de TI, especialistas em segurança da TI e profissionais de TI) nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália e Singapura.
De acordo com o estudo, as principais áreas de adoção de aplicações citadas pelos entrevistados incluem sistemas digitais de engajamento de consumidores (55%), automação de processos e sistemas de workflow (52%) e automação de soluções de gerenciamento e monitoramento de riscos (50%). Além disso, 45% dos entrevistados dizem já utilizar plataformas e serviços inteligentes de Internet das Coisas, enquanto 34% dizem que essas tecnologias já estão nos planos.
Outros 42% já fazem uso de bots e apps autônomos, e 32% dizem que planejam fazê-lo. E 45% utilizam mecanismos de computação cognitiva e sistemas capazes de analisar e decidir, enquanto 30% planejam adotá-los no futuro próximo. Quanto à tecnologia de processamento de eventos complexos (CEP), 40% utilizam e 34% planejam fazê-lo em breve.
Questões de segurança (33%), custos (30%) e falta de conhecimento (24%) foram identificadas como motivos de preocupação e obstáculos para a adoção e uso das novas tecnologias. Para dar um exemplo, 20% dos entrevistados disseram que o maior "ruído" na rede tem dificultado a identificação de atividade maliciosa, com acesso automatizado/bot às APIs (interfaces de aplicativos) levando a problemas nos sistemas e aplicações e criando exposições inesperadas da segurança.
Além disso, mais de 68% dos profissionais ouvidos pela Freeform Dynamics admitiram que suas atuais capacidades de gerenciamento de acesso e segurança de rede já são inadequadas ou precisam de ajustes para lidar com nova máquinas inteligentes, enquanto 72% deles revelaram que os recursos de análises e monitoramento de tráfego também precisam ser reforçados. Outros 72% dos entrevistados disseram que o mesmo vale para os seus sistemas e protocolos de gerenciamento de acesso e nível de segurança de documentos e arquivos.
Analisando o futuro, a pesquisa revelou que os profissionais de TI também estão preocupados em como avaliar o potencial impacto as atividades dos sistemas inteligentes - incluindo bots, agentes e "coisas" conectadas - sobre as redes e infraestruturas corporativas.
A pesquisa também destaca que o impacto dos sistemas inteligentes já vem sendo sentido no ambiente corporativo, com profissionais de TI se preparando para os desafios futuros:
Confira outros dados nos gráficos abaixo.
Site: Computerworld
Data: 10/06/2016
Hora: 17h30
Seção: Notícias
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://cio.com.br/noticias/2016/06/10/cresce-no-mundo-o-uso-de-maquinas-com-capacidades-de-aprendizado-e-tomada-de-decisoes/