Todo novo conceito desperta interesse e apreensão. O setor de TI é particularmente eficiente em produzir ondas de novidades. A bola da vez (e que certamente terá grande importância no futuro das empresas) são os algoritmos e ferramentas de inteligência artificial.
Um estudo recente da Ipswitch analisou o comportamento e o preparo dos tomadores de decisão de tecnologia em relação às máquinas inteligentes e aos sistemas com capacidades de aprendizado e tomada de decisões. Uma das conclusões/recomendações baseadas no cenário traçado é que é preciso ir com cautela para não cair nesse “canto da sereia”.
À medida que ampliarem a confiança, os gerentes de TI vão querer adotar aplicações cada vez mais complexas. Porém, eles precisam se certificar de que contam com as ferramentas certas para habilitar tais sistemas e para ajudar sua equipe a gerenciar, de maneira eficiente, o impacto da automação inteligente dentro e fora de seus ambientes", avalia Alessandro Porro, vice-presidente de vendas da fabricante.
De acordo com a pesquisa, os investimentos em sistemas inteligentes de negócio e de automação já são consideráveis - e devem crescer - em todo o mundo. As principais áreas de adoção dessas aplicações incluem sistemas digitais de engajamento de consumidores (55%), automação de processos e de workflow (52%) e automação de soluções de gerenciamento e monitoramento de riscos (50%).
Além disso, 45% dos mais de 500 entrevistados afirmam que utilizam plataformas e serviços inteligentes de Internet das Coisas, enquanto 34% dizem que essas tecnologias já estão nos planos; além disso, 42% afirmaram que possuem bots e apps autônomos (e 32% dizem que planejam fazê-lo).
Além disso, um surpreendente percentual de 45% dos respondentes indicaram que já utilizam mecanismos de computação cognitiva e sistemas capazes de analisar e decidir, enquanto 30% planejam adotá-los no futuro próximo.
Desafios
Apesar do ritmo de adoção, a pesquisa aponta que os tomadores de decisões de TI têm dificuldades em entender todos os riscos, desafios e ameaças implicados nos sistemas inteligentes de negócio. Questões de segurança (33%), custos (30%) e falta de conhecimento (24%) foram identificadas como motivos de preocupação e obstáculos para a adoção e uso das novas tecnologias.
Para dar um exemplo, 20% dos entrevistados disseram que o maior "ruído" na rede tem dificultado a identificação de atividade maliciosa, com acesso automatizado/bot às APIs (interfaces de aplicativos) levando a problemas nos sistemas e aplicações e criando exposições inesperadas da segurança.
Site: Computerworld
Data: 10/06/2016
Hora: 15h27
Seção: Gestão
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