O Facebook e o Instagram juntaram esforços para criar um programa para incentivar o empreendedorismo feminino. O #ElaFazHistória, como foi batizado, é um programa de empoderamento feminino que, segundo as empresas, pretende celebrar ideias, contar histórias de negócios erguidos por mulheres e levar capacitação para inspirar outras mulheres a realizarem seus próprios projetos.
O número de empreendedoras que trabalham por conta própria cresceu 15% no Brasil nos últimos 10 anos, e tem se mostrado um caminho que derruba barreiras causadas pela desigualdade de gênero.
Ainda segundo o Sebrae, o rendimento médio entre homens e mulheres brasileiros são bem diferentes. Nas micro e pequenas empresas, as mulheres faturam cerca de 80% do que os homens na mesma função. Nas médias e grandes empresas, a diferença é ainda maior, pois as mulheres faturam só 70%.
Por isso, o empreendedorismo feminino é uma ferramenta importante para atingir a equidade de gênero, e a busca pelo empreendedorismo entre as mulheres já aumentou significativamente na última década: as mulheres abriram o dobro de projetos próprios nesse período.
"O número de páginas de negócios no Facebook gerenciadas por mulheres dobrou no último ano. E a conexão com essas páginas também aumentou, pois o número de mensagens enviadas a elas dobrou desde o início de 2015", diz Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook. "Acreditamos que nossas ferramentas podem ajudar as mulheres a empreender e estimular outras a fazer o mesmo. Queremos contar histórias de mulheres para inspirar outras mulheres a buscarem pelas suas realizações profissionais".
O programa foi desenhado para conscientizar, celebrar e capacitar esse universo feminino e tem como principais ações:
A hashtag #ElaFazHistoria reunirá depoimentos e homenagens das próprias mulheres sobre as histórias reais que as inspiram. As histórias estarão concentradas no portal do programa;
Um portal exclusivo, o fb.me/elafazhistoria, que vai não só celebrar as histórias das mulheres, mas ajudar a propagar suas vozes e incentivar muitas outras a buscarem pelas suas realizações profissionais, por meio de recursos educacionais como melhores práticas no Facebook e no Instagram, treinamentos, etc.;
Eventos exclusivos de capacitação e treinamento para munir as empreendedoras de ferramentas e conhecimento. As oficinas são desenvolvidas junto com os parceiros Think Olga, ONU Mulher, Rede Mulher Empreendedora, Escola de Você e o programa ConnectAmericas Mulheres do BID e acontecerão em Recife, Porto Alegre, Belém, Brasília e São Paulo até o final do segundo semestre;
Um prêmio, em parceria com a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que vai reconhecer essas histórias em empreendimento feminino.
"O fortalecimento da liderança feminina é um dos pilares da nossa organização. Acreditamos que a diversidade é o que nos leva a inovação e o empreendedorismo feminino é umas das ferramentas para um futuro mais inclusivo e revolucionário", afirma Nana Lima, diretora do Think Olga, um dos parceiros do programa.
As empresas ainda afirmam que "o empoderamento feminino é um assunto de extrema importância e que precisa ser discutido por toda a sociedade, porque quando uma mulher vence, todo mundo ganha".
Site: Administradores
Data: 23/06/2016
Hora: 12h19
Seção: Empreendedorismo
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo/facebook-e-instagram-incentivam-empreendedorismo-feminino-em-novo-programa/111554/