A MIT Technology Review divulgou nesta semana a sua lista anual “50 Smartest Companies”, na qual editores da revista selecionam as companhias que melhor combinam tecnologia inovadora com modelo de negócios eficaz.
“A cada ano identificamos as 50 companhias que são ‘inteligentes’ na forma como criam novas oportunidades”, diz a publicação.
Na lista deste ano, a Amazon figura na primeira posição, deixando o 13º lugar conquistado na lista do ano passado. Segundo a publicação do MIT, a gigante do varejo online fundada por Jeff Bezos se destacou este ano pelo “surpreendente sucesso de sua assistente pessoal virtual, a Alexa, e o crescimento de dispositivos que a ofertam, caso do Amazon Echo, Echo Dot e Tap”. A revista também ressalta o crescimento da divisão Amazon Web Services, que oferece serviços de computação em nuvem.
Outras gigantes de tecnologia também tiveram lugar cativo na lista, caso da chinesa Baidu (2º), Alphabet (8º), empresa que detém o Google, Huawei (10º), Nvidia (12°), Facebook (15º), Tencent (20º), Microsoft (26º), IBM (45º) e Intel (49º). Segundo os editores, tais empresas estão usando tecnologias digitais para redefinir indústrias. Vale ressaltar que a Apple, eleita a 16ª empresa mais “inteligente” da lista de 2015, não entrou na edição deste ano.
Startups, jovens empresas de base digital, também endossam a publicação. Entre elas, a 23andMe, fundada por Anne E. Wojcicki. A empresa de biotecnologia oferece kits para testes rápidos de DNA acessíveis aos consumidores. Até então, já sequenciou o DNA de mais de 1 milhão de pessoas interessadas em saber seus históricos e riscos de doenças genéticas.
Outras startups que entram na lista deste ano é a 24M, que tem se mostrado comprometida em reinventar a tecnologia por trás das baterias íons-lítio e uma das principais concorrentes do Uber, a Didi Chuxing, que tem superado a startup americana no mercado chinês e que, recentemente, recebeu US$ 1 bilhão de investimento da Apple. Curiosamente, o Uber que se encontrava na 50ª posição no ano passado e na 26ª posição em 2014, não consta na lista da MIT em 2016.
O empresário Elon Musk também está representado na lista com a fabricante de carros Tesla Motors e sua empresa de voos espaciais SpaceX, que conseguiu pousar quatro vezes seu foguete Falcon 9 após ser lançado ao espaço.
As redes sociais Facebook e Snapachat igualmente integram a lista este ano. O Facebook, por ofertar o headset de realidade virtual Oculus Rift, que é, no entendimento da lista do MIT, "o primeiro headset de realidade virtual de alta qualidade para consumidores". Já o Snapchat se mostrou competente e inovador em construir seu “negócio de publicidade ao firmar parcerias com a Viacom e Nielsen”.
A seguir, confira as 10 empresas mais inteligentes eleitas pela MIT Technology Review. Você pode acessar a lista completa neste link.
1. Amazon
Eleita por oferecer ao mercado a assistente virtual Alexa, que consegue tocar desde a sua música favorita ou pedir uma pizza e pelo crescimento da divisão da Amazon Web Services. No ano passado, a Amazon foi selecionada pelas suas iniciativas em robótica.
2. Baidu
O motor de buscas líder da China está desenvolvendo carros autônomos e planeja empregar mais de 100 pesquisadores e engenheiros da área até o final do ano.
3. Illumina
A companhia de sequenciamento de DNA está investindo em uma nova tecnologia que tem como objetivo desenvolver um teste sanguíneo que identificaria doenças como o câncer, antes dos sintomas aparecerem.
4. Tesla Motors
Para a publicação do MIT, além de ter avançado a tecnologia de piloto automático em seus modelos S e X, a companhia está levando veículos elétricos às massas com modelos como o Model 3 por US$ 35 mil.
5. Aquion Energy
A startup oferece baterias inovadoras para redes de abastecimento e tem como investidores Bill Gates e a Shell.
6. Mobileye
A empresa é líder em desenvolver tecnologia de assistência automobilística como sistemas de alerta de colisão para clientes como a Tesla, General Motors e Volkswagen. E tem concentrado esforços em tecnologia para carros autônomos.
7. 23andMe
A startup se destaca por ofertar por preços acessíveis ao consumidor final kits de teste rápido do DNA. A empresa, até então, sequenciou o DNA de mais de 1 milhão de clientes.
8. Alphabet
Sua divisão DeepMind, com foco em aprendizado de máquina, desenvolveu um programa que conseguiu vencer um dos melhores jogadores de Go do mundo, diz a publicação do MIT. Outro destaque da empresa “mãe” do Google são seus esforços em carros sem motorista.
9. Spark Therapeutics
A companhia de terapia genética mostrou dados sólidos de testes usando terapia genética para tratar uma forma de cegueira. O método segue para aprovação.
10. Huawei
A gigante de telecomunicações chinesa é agora a terceira maior fabricante de smartphones graças a suas vendas de dispositivos premium e de entrada. A empresa vendeu 27,5 millhões de smartphones só no primeiro trimestre de 2016, segundo a IDC.
Site: Computerworld
Data: 24/06/2016
Hora: 13h45
Seção: Negócios
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://computerworld.com.br/quem-sao-50-empresas-mais-inteligentes-do-mundo-segundo-o-mit