O preço do serviço está deixando os consumidores de internet banda larga bastante insatisfeitos com as suas operadoras, revela o estudo Telecom da CVA Solutions. O levantamento aponta que 74,5% dos entrevistados mudariam de operadora se fosse mais simples e 74,4% dizem que vão mudar de operadora caso venha mesmo a ser implantado o limite de acesso ao final da franquia de dados na banda larga fixa, em qualquer modelo a ser negociado - diminuição da velocidade ou cobrança de taxa adicional ao se atingir a quantidade contratada de dados.
“Diminuiu o nível de problemas com os serviços, mas aumentou a insatisfação com os custos. Isso está abrindo espaço para as operadoras de internet pequenas, como a Via Rádio, e possibilitando planos para cortar a TV por assinatura e substituí-la pelo Netflix e TV aberta. Já os telefones fixos estão em queda expressiva. Eles só se sustentam dentro dos combos”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria.
As notas dos três serviços pesquisados - banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa- pioraram em relação a 2015. Internet Banda Larga está na 43ª posição, com nota 6,20, pior do que em 2015, quando foi 6,45. TV por Assinatura está na 41ª posição, com nota 6,45, contra 6,80 em 2015. Telefone Fixo ganha apenas da Telefonia Celular e amarga a 44ª posição, com nota 5,96, contra 6,31 em 2015. A escala de notas do estudo varia de 1 a 10, sendo que os setores líderes compreendem produtos da linha branca, micro-ondas (nota 8,87), varejo online (8,72), refrigeradores (8,67) e lavadoras de roupa (8,62).
Live TIM, SKY, GVT, NET, Claro, Oi e Vivo Fibra: destaques em Valor Percebido e Força da Marca
Em Internet Banda Larga Fixa a operadora GVT está mantendo sua liderança em Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) e a segunda posição em Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes). A Live TIM (fibra ótica) manteve a primeira posição em Valor Percebido. GVT mantém-se também no topo em telefonia fixa. Já em TV por assinatura a liderança é da SKY. “A GVT foi comprada pela Vivo (Telefonica), mas a marca GVT é mais forte nestes serviços, com clientes muito satisfeitos. O desafio da Vivo é fazer essa transição, ou seja, transferir a satisfação dos clientes da GVT para a Vivo”, analisa Sandro Cimatti.
O novo estudo revela que o market share das operadoras grandes caiu, já que as pequenas operadoras de internet banda larga aumentaram sua representatividade de 1,4% para 15,3%, nos últimos 12 meses. Foram citadas mais de 18 pequenas operadoras, com destaque para Via Rádio, Cabo Telecom, Conect e várias outras. “Os combos com os três produtos caíram de forma significativa devido à recessão, e no caminho inverso, aumentou o número de pessoas que contratam apenas a Internet Banda Larga”, informa o sócio-diretor da CVA Solutions.
*Com informações da CVA Solutions
Site: Convergência Digital
Data: 27/06/2016
Hora: ------
Seção: Internet
Autor: Ana Paula Lobo
Foto: ——
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42783&sid=4