O presidente interino Michel Temer trocou cinco dos oito representantes do governo no Comitê Gestor da Internet. E na mesma tacada mudou a ‘cara’ do CGI.br. Com Maximiliano Martinhão no lugar de Virgílio Almeida, assume a coordenação do colegiado um representante com mais história junto ao mundo das telecomunicações do que da internet.
Martinhão é engenheiro de telecomunicações formado pelo Inatel de Minas Gerais. E é servidor público de carreira ligado à Anatel. Desde 2011 era secretário de telecomunicações do agora extinto Minicom, onde sobreviveu a três ministros. Como tal, já era do CGI.br desde aquele ano. Na incorporação da pasta pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, virou secretário de políticas de informática e é o novo coordenador do colegiado multissetorial.
Não foi, porém, a única mudança. O governo também inovou ao indicar para o Comitê Gestor um representante ministerial que não é do governo. Com a junção, o novo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações passa a concentrar duas das oito vagas governamentais. Mas nesse caso, o ministro Gilberto Kassab indicou o advogado Luiz Fernando Martins Castro.
Segundo defende o MCTIC, a nomeação privilegia um especialista e não há nenhuma restrição a isso no Decreto 4829/03, que define a composição do CGI.br. Alega-se inclusive que há precedente no período em que Ivan Moura Castro coordenou o CGI.br, no início dos anos 2000, quando já não era mais o secretário de políticas de informática e automação do MCT.
A troca alcançou ainda as vagas da Casa Civil, do Ministério do Planejamento e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Na primeira, sai o presidente do ITI, Renato Martini (o próprio ITI passou da Casa Civil para o MCTIC) e entra a assessora especial da Casa Civil Nilza Emy Yamasaki. No MPOG, assume o novo secretário de TI, Marcelo Pagotti, na vaga que vinha sendo ocupado pelo ex-secretário, Cristiano Heckert. Pelo CNPq, Luiz Alberto Horta vai para o lugar de Hugo Paulo do Nascimento Leitão Vieira.
Com as indicações mudam também os respectivos suplentes. No caso do coordenador Max Martinhão, será Miriam Wimmer. Artur Coimbra será o substituto de Luiz Fernando Martins Castro e Luiz Carlos de Azevedo o suplente de Nilza Yamasaki. Wagner de Araújo é o suplente do MPOG, enquanto Geraldo Sorte fará o mesmo pelo CNPq.
As substituições vieram a tempo da visita do ministro Gilberto Kassab ao CGI.br, na sexta, 24/6. “Minha presença neste encontro deve ser entendida como uma manifestação de apoio total ao trabalho do CGI.br. O caráter multissetorial dá ao Comitê Gestor uma representatividade grande, é um Comitê com memória, legitimidade e peso político. O ministério apoia com determinação o trabalho do CGI.br a curto, médio e longo prazo”, afirmou Kassab.
Para quem lembra do que o Ministério da Comunicações pensava do CGI.br há coisa de poucos anos, essa bem que pode ser considerada mais uma inovação trazida pela dança das cadeiras.
Site: Convergência Digital
Data: 27/06/2016
Hora: ------
Seção: Internet
Autor: Luís Osvaldo Grossmann
Foto: ——
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=42773&sid=4