Alto índice de motivação e aprovação das novas formas de participação marcaram a Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA) 2016, cuja etapa final e premiação ocorrem no dia 6 de julho, no Rio de Janeiro, durante o Rio Info. Três escolas de Minas Gerais e unidades de Alagoas, Espírito Santo e Paraná estão na disputa. A competição que é promovida pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio) e pela Federação das Empresas de Informática (Fenainfo) visa revelar talentos e estimular o interesse dos jovens pela informática, estreitar a relação entre as empresas e as instituições de ensino médio/técnico, além de estimular jovens talentos para área de TI e reconhecer o empenho dos professores do setor.
Segundo o professor Anderson Grandi (Cefet-MG- Unidade Leopoldina) um dos 52 responsáveis pelas instituições de ensino inscritas em todo o país, foi visível a satisfação dos alunos em participar e solucionar as questões da prova: “ficaram muito motivados. Apesar de termos inscrito a instituição e os alunos um pouco em cima da hora”, afirmou. Tiago Rios Rocha, professor no IFRS – Campus Ibirubá, disse acreditar na motivação e afirmou a intenção de utilizar a mesma abordagem no ensino de algoritmos na instituição. “O formato novo é ótimo. Parabéns pela inovação”, acrescentou.
A oportunidade proporcionada aos alunos de competirem foi elogiada por Alisson da Silva, do Cefet-MG – Campus Divinópolis , outro dos finalistas: “Os alunos gostam de participar de competições e possibilitar uma maior participação foi muito bom.” . Outro professor finalista, Cleverson Sebastião do IFPR – Campus Irati, disse que os alunos ficaram motivados com a nova experiência: “julgando a quantidade de alunos que se interessam pela disciplina, pode-se dizer que foi um grupo expressivo”.
A nova sistematização do processo também foi aprovada pela maioria dos que participaram de outras edições da CRIA. Antonio César Oliveira, do ETEC de Sapopemba, considerou que “o formato desse ano proporcionou um desenvolvimento melhor do raciocínio lógico individual de cada aluno.” Sebastião Rodrigues do IFMa-Campus São Raimundo das Mangabeiras, disse que participou da edição de 2013 e considerou que “houve uma melhora bastante significativa quanto ao processo de submissão das respostas”. Com a utilização do Portugol Studio, segundo Andrino Fernandes, do IFSC – Campus Florianópolis, houve uma “melhora significativa – independente de ser individual ou (como antes) em equipe”. “Esse novo processo é bem mais interessante, além disso permite a participação de um número maior de alunos”, elogia o professor Alisson Marques do Cefet MG – Campus Divinópolis, da Copa Rio Info de Algoritmos.
Conheça os seis finalistas:
Cefet-MG – Campus 2 Belo Horizonte
- Vitor Rodarte Ricoy / professor responsável: Sandro Renato Dias
Cefet-MG – Campus Divinópolis
– João Pedro Ribeiro Viana / professor responsável: Alisson Marques da Silva
Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca
– Eduardo Lúcio / professor responsável: Cledja Rolim
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Preto
– Caio Tacito Borges da Costa / professor responsável: Osvaldo Novais Júnior
Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cachoeiro de Itapemirim
– André Louzada Colodette / professor responsável: Rafael Vargas Mesquita dos Santos
Instituto Federal do Paraná – Campus Irati
– Sophia Mitie Bello Suzuki / professor responsável: Cleverson Sebastião dos Anjos
Fonte: IAA Comunicação