A BMW anunciou na última sexta-feira (01/07) que vai unir forças com a Intel e a Mobileye para a criação de carros autônomos nos próximos anos.
A ideia da parceria, que contará com o poder de processamento da Intel e os sensores e tecnologias de assistência de direção da Mobileye, é começar a produzir carros sem motoristas a partir de 2021.
De acordo com a BMW, o seu modelo iNEXT será a base da estratégia de carros autônomos da fabricante, que prevê frotas de veículos totalmente autônomos em rodovias e ambientes urbanos, tendo em mente soluções de compartilhamento de caronas, como o Uber.
A ideia é que a colaboração entre as empresas alcance soluções com níveis altos, incluindo permitir que os motoristas tirem não apenas as mãos do volante, mas também os olhos (“eyes off”, nível 3) e a cabeça (“mind off”, nível 4). Com isso tudo, a BMW espera conseguir alcançar o estágio mais alto da ideia de direção autônoma que é ter um carro realmente sem um motorista humano dentro (“driver off”, nível 5).
Ainda segundo as empresas, a plataforma comum que pretendem criar será disponibilizada para diversas fabricantes automobilísticas e de outros segmentos de mercado que podem se beneficiar das inovações em aprendizado de máquina e máquinas autônomas.
Apesar de a produção dos carros autônomos propriamente dita só estar programada para 2021, a BMW destaca que a partir de 2017 já devem ser realizados testes com a plataforma.
Site: Computerworld
Data: 01/07/2016
Hora: 14h22
Seção: Tecnologias Emergentes
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://computerworld.com.br/intel-ajuda-bmw-criar-carros-totalmente-autonomos-ate-2021