BNDES aprova primeiro financiamento para indústria de games

12/07/2016

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 1,5 milhão à empresa Aquiris Games Studio S.A., de Porto Alegre (RS), para implantação de seu plano de negócios. Esse foi o primeiro financiamento do Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult) destinado a uma empresa do segmento de jogos eletrônicos.

Os recursos representam 53,16% do total a ser investido pela Aquiris em projeto que inclui o desenvolvimento de jogos digitais, além de investimentos corporativos e em marketing, que compreende lançamento e divulgação de produto, criação e manutenção de canais de mídias sociais do jogo e contratação de serviços de assessoria de imprensa para relacionamento com veículos especializados.

Fundada em 2006 e localizada no parque tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), a empresa tem como um dos principais acionistas um fundo de investimentos do qual a BNDESPAR (subsidiária de participações societárias do BNDES) é cotista. Os produtos da companhia - que também desenvolve jogos promocionais e projetos de realidade virtual para clientes como Nestlé, Coca-Cola, Embraer e GM - são disponibilizados em canais digitais como AppStore, Google Play, Amazon e Facebook. A Aquiris.

Durante o Brazil's Independent Games Festival (BIG Festival), maior evento de negócios do setor da América Latina, o jogo Horizon Chase, desenvolvido pela Aquiris, levou o prêmio de Melhor Jogo, que pela primeira vez foi conquistado por uma empresa nacional.

Iniciativas

Desde a criação de seu Departamento de Economia da Cultura, em 2006, o BNDES busca uma aproximação com o setor de games, tendo em vista o potencial de crescimento que o banco vislumbra para esse segmento. Em 2014, apoiou por meio do seu Fundo de Estruturação de Projetos um amplo estudo sobre esta indústria, empreendido por um consórcio de universidades capitaneado pela Universidade de São Paulo (USP).

Para o apoio ao setor da economia criativa, o banco articula instrumentos financeiros como linhas de crédito de longo prazo com melhores condições e fundos multisetoriais. A agenda para os próximos três anos prevê a articulação de investimento em um fundo dedicado exclusivamente ao setor e o apoio, por meio de operação estruturante, a edital piloto para aquisição de jogos educativos para uso em escolas públicas, em parceria com o Ministério da Educação.

(Texto com informações do BNDES) 

 

Site: Agência Gestão CT&I
Data: 11/07/2016
Hora: 16h20
Seção: ------
Autor: ------
Foto: ——
Link: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9250:bndes-aprova-primeiro-financiamento-para-industria-de-games&catid=1:latest-news